SUSTENTABILIDADE: DECORAÇÃO NATALINA DE BARCARENA DESTACA A RECICLAGEM

Desde o meio de outubro, técnicos e artesãos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) trabalham na montagem da decoração natalina de Barcarena, no Centro Cultural. O destaque deste ano é a mensagem em defesa do meio ambiente, com a reutilização de mais de 40 mil garrafas pet. O material reciclável foi arrecadado em setembro deste ano, no bingo solidário do Festival do Abacaxi.

Para que a decoração seja finalizada a tempo, o ritmo de trabalho é frenético. Pinta de um lado, cola de outro, retoca detalhes. Aos poucos, diversas estruturas estão surgindo, como anjos, bonecos de neve e velas gigantes. Além disso, haverá uma árvore de natal de oito metros, feita de garrafas pet, que será instalada na Praça Matriz, em Barcarena-Sede. Os materiais decorativos também serão colocados na Praça de Alimentação e na Praça da Criança, na Vila dos Cabanos.

Estimam-se que serão distribuídas mais de 40 peças decorativas pela cidade, deixando Barcarena no clima dos festejos de fim de ano. "Logo após o Abacaxi, nós já iniciamos esse desafio, que está ficando lindo, apesar do tempo curto. A mensagem principal, da sustentabilidade, estará em cada peça, em cada detalhe", afirmou a secretária de Cultura, Laura Amélia.

A coordenação deste trabalho está sob responsabilidade dos decoradores Adércio Vieira e Manoel Santana, que contam com mais vinte servidores na equipe. A expectativa é que a decoração seja instalada até o dia 8 de dezembro, ficando nos locais até o dia 5 de janeiro.