BIBLIOTECA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE REINAUGURAÇÃO COM RECONHECIMENTO NACIONAL


BIBLIOTECA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE REINAUGURAÇÃO COM RECONHECIMENTO NACIONAL
BIBLIOTECA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE REINAUGURAÇÃO COM RECONHECIMENTO NACIONAL

Há 365 dias, em uma grande festa da educação, a prefeitura de Barcarena reinaugurou a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, na sede do município. Desde então, o espaço, que foi totalmente reformado e ampliado, tornou-se muito mais que um centro de empréstimo e devolução de livros. Hoje, faz parte da rotina de centenas de barcarenenses que estão em busca de mais oportunidades e conhecimento.

Climatizado e com capacidade para atender, simultaneamente, até 75 pessoas, o prédio da Firmo Cardoso possui sala para acesso à internet, local de leitura, laboratório de informática, bicicletário, cinebiblioteca e área recreativa. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o acervo da biblioteca é formado por mais de três mil títulos, incluindo obras raras e de escritores de Barcarena.

Por meio de parcerias, há ofertas mensais de cursos profissionalizantes e oficinas educativas, além de programações de fomento à ciência, tecnologia e dicas para o Enem. “Nossa biblioteca é um espaço vivo, com diversos serviços à disposição dos moradores. Estamos conectados com o mundo e proporcionamos a inclusão digital da população, oferecendo conhecimento e mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, disse a coordenadora da unidade, Eliane Paixão.

Estima-se que, diariamente, cerca de cem pessoas passem pela Firmo Cardoso. A estudante Vitória Furtado, de 18 anos, frequenta a biblioteca desde fevereiro, quando iniciou os estudos para o vestibular de psicologia, e destaca da importância do espaço. “O acesso à internet facilita muito, além de ser silencioso e confortável, com uma infinidade de livros que posso consultar”, disse a futura caloura.

Reconhecimento – Diante do esforço da prefeitura e da equipe de servidores que atua na unidade, o reconhecimento da biblioteca surgiu em poucos meses, sobretudo pelo alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Este ano, a biblioteca foi classificada entre as 10 melhores do Brasil, segundo levantamento da ONG Recode.

A Firmo também conquistou o primeiro lugar no ranking estadual de bibliotecas, realizado pela Fundação Cultural do Pará. A instituição arrematou, ainda, o sexto lugar no "Game Trilha do Alquimista Digital", campanha promovida pela Organização Social Recorde, em parceria com o renomado escritor brasileiro Paulo Coelho.

Serviço - Localizada na Rua da Matriz, S/N, bairro Centro, em Barcarena-Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A entrada e as programações especiais são gratuitas.