BIBLIOTECA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE REINAUGURAÇÃO COM RECONHECIMENTO NACIONAL

Há 365 dias, em uma grande festa da educação, a prefeitura de Barcarena reinaugurou a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, na sede do município. Desde então, o espaço, que foi totalmente reformado e ampliado, tornou-se muito mais que um centro de empréstimo e devolução de livros. Hoje, faz parte da rotina de centenas de barcarenenses que estão em busca de mais oportunidades e conhecimento.

Climatizado e com capacidade para atender, simultaneamente, até 75 pessoas, o prédio da Firmo Cardoso possui sala para acesso à internet, local de leitura, laboratório de informática, bicicletário, cinebiblioteca e área recreativa. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o acervo da biblioteca é formado por mais de três mil títulos, incluindo obras raras e de escritores de Barcarena.

Por meio de parcerias, há ofertas mensais de cursos profissionalizantes e oficinas educativas, além de programações de fomento à ciência, tecnologia e dicas para o Enem. “Nossa biblioteca é um espaço vivo, com diversos serviços à disposição dos moradores. Estamos conectados com o mundo e proporcionamos a inclusão digital da população, oferecendo conhecimento e mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, disse a coordenadora da unidade, Eliane Paixão.

Estima-se que, diariamente, cerca de cem pessoas passem pela Firmo Cardoso. A estudante Vitória Furtado, de 18 anos, frequenta a biblioteca desde fevereiro, quando iniciou os estudos para o vestibular de psicologia, e destaca da importância do espaço. “O acesso à internet facilita muito, além de ser silencioso e confortável, com uma infinidade de livros que posso consultar”, disse a futura caloura.

Reconhecimento – Diante do esforço da prefeitura e da equipe de servidores que atua na unidade, o reconhecimento da biblioteca surgiu em poucos meses, sobretudo pelo alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Este ano, a biblioteca foi classificada entre as 10 melhores do Brasil, segundo levantamento da ONG Recode.

A Firmo também conquistou o primeiro lugar no ranking estadual de bibliotecas, realizado pela Fundação Cultural do Pará. A instituição arrematou, ainda, o sexto lugar no "Game Trilha do Alquimista Digital", campanha promovida pela Organização Social Recorde, em parceria com o renomado escritor brasileiro Paulo Coelho.

Serviço - Localizada na Rua da Matriz, S/N, bairro Centro, em Barcarena-Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A entrada e as programações especiais são gratuitas.