USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ENCERRAM MAIS UMA ETAPA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Com muitos motivos para comemorar, Barcarena encerra mais um ciclo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com idosos, crianças, adolescentes e jovens dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, localizados em Vila do Conde, Arapari, São Francisco, Castanhalzinho e Barcarena Sede.

Na contramão do cenário nacional, onde muitos Cras estão fechando as portas, o município consegue manter ativos os coletivos de todos os Cras, sendo dois deles mantidos unicamente com recurso próprio. “Dentro das possibilidades o município tem oferecido o melhor para os usuários, sempre preocupado em manter tudo o que já conquistamos”, afirmou a secretária municipal de assistência social, Juliena Nobre.

Nas festas de encerramento os coletivos comemoraram como já é de costume pelo menos duas vezes na semana, com muita recreação envolvendo dança, esportes, trilhas ecológicas, banho de piscina, jogos e integração com a família. “O mais importante são as experiência que compartilhamos durante o ano todo e principalmente a autonomia que eles vão tendo”, comentou a Pedagoga e Técnica de Referência do Cras São Francisco, Ândrea Parente.

O serviço complementa o trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), através das atividades em grupos que estimulam, desafiam e encorajam os usuários para reconstrução de suas histórias e vivências.

Ainda hoje, 29, tem mais programação com o Baile dos Idosos do Cras Zita Cunha. No período de dezembro e janeiro os técnicos do serviço estarão empenhados na construção do planejamento para o ano de 2020.