PREFEITURA VACINA GADO CONTRA A AFTOSA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Agricultura, acaba de encerrar mais uma campanha pela erradicação da febre aftosa, com a aplicação de vacinas em dezenas de animais criados em propriedades do município. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (5), por técnicos da Semagri, sob a orientação do secretário Paulo Ronildo.

A vacinação ocorreu durante todo o mês de novembro. Os técnicos da Secretaria percorreram áreas no Cafezal Alça viária, Cabeceira Grande, Massarapó, Cabresto e Espanha, com o objetivo de aplicar doses da vacina que protege os animais da doença. A febre aftosa é uma doença viral altamente infecciosa, por isso a vacinação é obrigatória em cada município.

Para imunizar o gado bovino de Barcarena, a prefeitura comprou e disponibilizou vacinas aos produtores locais. A aplicação das doses também foi feita pelos técnicos da Semagri. “Para esse produtor comprar um frasco com 15 doses e usar uma ou duas é oneroso. Então, a prefeitura faz a compra das doses para dar apoio para esse público”, disse o zootecnista Leonam Nascimento.

A vacinação também foi destinada para o gado bubalino. A campanha ocorreu no período de 1º a 30 de novembro, com a faixa etária dos animais de 0 a 2 anos de idade. Foram atendidos os proprietários com rebanho de até 20 animais. “Grande parte do nosso público, são os proprietários que possuem um animal utilizado para tração na agricultura”, disse Leonam.