BARCARENA ENTRANDO NA ERA DIGITAL PARA SE TORNAR CIDADE INTELIGENTE

O Prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, comandou uma reunião de trabalho na sede da subprefeitura, em São Francisco, com o objetivo de buscar a criação de novas matrizes econômicas para o município, que possibilitem que Barcarena se torne uma SMART CITY- Cidade Inteligente, a partir das diferentes frentes econômicas já existentes no município.

Participaram da reunião o deputado Renato Ogawa, os secretários municipais Jacobson Estumano(Planejamento) e Alexandre Batella(Desenvolvimento Urbano), além do assessor Marco Mendes. Eles discutiram o tema da reunião com o representante da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa FADESP/UFPA, Rafael Sombra e da CITYNOVA – RESOLUT IT, de Fortaleza-CE, Ivaldo Junior.

Na reunião, o prefeito Paulo Alcântara determinou a criação de uma Fundação de Ciência, tecnologia e Informação FCTI, que será o carro-chefe do projeto Barcarena Digital, ainda em desenvolvimento, para  integrar de ferramenta Chat Bot inteligente, multiplataforma de atendimento ao cidadão barcarenense, para oferecer on-line todos os serviços da Prefeitura, como realização de matrícula em instituições de ensino e acompanhamento de prontuários médicos. ”Os serviços oferecidos pela prefeitura estarão disponíveis num simples acesso ao smartphone, garantindo cidadania ao povo barcarenense, de qualquer lugar, a qualquer hora”, destacou o prefeito.

O deputado Renato Ogawa também destacou a importância da tecnologia a serviço da população. “Precisamos trazer Barcarena para o século XXI na questão dos serviços públicos oferecidos ao contribuinte, lhe dando rapidez e comodidade, planejando a efetivação e um CIG integrado para planejamento de políticas públicas eficazes, para as áreas urbana e rural do município.