NOVA RUA DOS BOMBEIROS FICARÁ PRONTA EM SEIS MESES

O trabalho de reconstrução da rua Padre Casemiro, a chamada rua dos Bombeiros, na Vila dos Cabanos, já começou e deve ser concluído em seis meses, disse a equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Barcarena, nesta segunda-feira (9). A via receberá uma grossa camada de asfalto para resistir ao peso de caminhões e carretas. A nova avenida terá iluminação reforçada, a base de led.

Os pontos mais críticos ao longo dos 8 km da pista serão reforçados. A Padre Casemiro foi sendo deteriorada nos últimos anos, desde que começou a operação nos terminais portuários de Itupanema, onde hoje operam grandes empresas como a Hidrovias Brasil e a Unitapajós. Ambas empresas colaboraram com os recursos necessários para a reconstrução da rua de duas pistas.

O engenheiro Evandson Santos, da Semdur, informou que, depois de pronta, a nova rua terá vida útil de, pelo menos, 10 anos. "Dependendo do período de chuvas", disse Santos. Entre as camadas de asfalto, haverá concreto para sustentar o penso de toneladas de veículos que trafegam no trecho. "Serão sete centímetros só de asfalto", afirmou o engenheiro. A rua apresenta atualmente dezenas de buracos.

DESVIO - A prefeitura de Barcarena, por meio do órgão responsável pelo trânsito, vai providenciar desvios em alguns pontos do canteiro de obras da Padre Casemiro. As áreas serão sinalizadas para prevenir ocorrências de acidentes. "A gente não pode parar o trânsito", disse Evandson, sobre a continuação do fluxo de veículos na rua, mas com segurança. A obra foi totalmente licitada.