ASSISTÊNCIA SOCIAL: BARCARENA COMEMORA CONTINUIDADE DE SERVIÇOS EM 2020

A pasta de Assistência Social de Barcarena inicia o ano de 2020 esperançosa por um ano onde possa continuar atendendo a população de baixa renda do município em todos os serviços previstos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) com qualidade e avanços. A expectativa é aguçada pelo fato de ter encerrado o ano de 2019 superando a realidade nacional, quando vários municípios fecharam as portas em virtude de atrasos nos repasses pelo Governo Federal.

“É gratificante ter encerrado o ano de 2019 dessa forma. O ano de 2020 vai ser um ano de muita esperança e eu tenho certeza que vamos conseguir cumprir nossas metas e melhorar nossos atendimentos uma vez que temos o apoio do prefeito Paulo Alcântara em todas as nossas atividades e despesas que precisamos, assim como tínhamos do nosso saudoso prefeito Vilaça. Então tenho certeza que vai ser um ano de muitos avanços!”, desabafou a secretária Juliena Nobre.

Referência para outros municípios, e com representação estadual na diretoria do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social do Pará (COEGEMAS-PA), Barcarena não só conseguiu manter a funcionamento de seus serviços, mas ainda ampliou suas atividades através da captação de recursos de entidades financeiras para execução de dois projetos sociais para crianças e adolescentes, nas comunidades Bom Futuro, Burajuba e Vila Nova.

Com firmeza e acreditando no potencial do município, a gestão mantém os cinco Centros de Referência de Assistência Social, sendo dois deles administrados com recurso próprio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Espaços de Acolhimento.

O QUE MUDOU? – O município ganhou a Central de Atendimento do Cadastro Único, atualmente localizada na travessa Santo Antônio, n° 268. Um espaço mais amplo, com infraestrutura para receber beneficiários do Programa Bolsa Família, Bolsa Cidadã e de outros programas sociais. As mudanças também chegam para a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres que se desloca e passa a funcionar na Rua Capitão Tomé Serrão, n°868.