PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES PARA USO ADEQUADO DA UTI MÓVEL DE BARCARENA


PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES PARA USO ADEQUADO DA UTI MÓVEL DE BARCARENA
PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES PARA USO ADEQUADO DA UTI MÓVEL DE BARCARENA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), está capacitando médicos, enfermeiros e condutores de ambulância para o uso adequado da UTI Móvel de atendimento de urgência e emergência do município. O curso ocorre até às 17h desta terça-feira (28), no auditório do Almoxarifado Central da Semusb, em Barcarena-Sede, e reúne cerca de dez servidores da área da saúde.

"O objetivo é preparar os profissionais para utilizar os equipamentos da melhor maneira possível, resguardando a vida dos pacientes e garantindo a durabilidade da UTI. Em todo o Pará, somos o único município a contar com uma ambulância tão moderna e avançada, então precisamos cuidar adequadamente do bem público", afirmou a secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles.

Prática e teórica, a capacitação aborda, entre outros assuntos, as responsabilidades individuais de médicos, enfermeiros e condutores, além da análise de risco do paciente, dicas de conservação do veículo e questões burocráticas do serviço de urgência e emergência. O curso está sendo ministrado pela enfermeira Dyone Lucena e pelo gestor em Saúde, Edson Lucena.

O coordenador da área de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barcarena, Marco Cardoso, participa do curso e aprovou a iniciativa. "Esse treinamento é de suma importância para nos adequarmos aos novos equipamentos que estão instalados na ambulância. Saber como proceder em cada situação garante atendimento de qualidade aos pacientes do município", afirmou.

Avaliado em R$ 500 mil e adquirido com recursos do Tesouro Municipal, o veículo conta com equipamentos de última geração e tem capacidade para fazer o transporte de paciente grave. A UTI Móvel possui ressuscitador, respirador e estoques de oxigênio.