PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES PARA USO ADEQUADO DA UTI MÓVEL DE BARCARENA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), está capacitando médicos, enfermeiros e condutores de ambulância para o uso adequado da UTI Móvel de atendimento de urgência e emergência do município. O curso ocorre até às 17h desta terça-feira (28), no auditório do Almoxarifado Central da Semusb, em Barcarena-Sede, e reúne cerca de dez servidores da área da saúde.

"O objetivo é preparar os profissionais para utilizar os equipamentos da melhor maneira possível, resguardando a vida dos pacientes e garantindo a durabilidade da UTI. Em todo o Pará, somos o único município a contar com uma ambulância tão moderna e avançada, então precisamos cuidar adequadamente do bem público", afirmou a secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles.

Prática e teórica, a capacitação aborda, entre outros assuntos, as responsabilidades individuais de médicos, enfermeiros e condutores, além da análise de risco do paciente, dicas de conservação do veículo e questões burocráticas do serviço de urgência e emergência. O curso está sendo ministrado pela enfermeira Dyone Lucena e pelo gestor em Saúde, Edson Lucena.

O coordenador da área de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barcarena, Marco Cardoso, participa do curso e aprovou a iniciativa. "Esse treinamento é de suma importância para nos adequarmos aos novos equipamentos que estão instalados na ambulância. Saber como proceder em cada situação garante atendimento de qualidade aos pacientes do município", afirmou.

Avaliado em R$ 500 mil e adquirido com recursos do Tesouro Municipal, o veículo conta com equipamentos de última geração e tem capacidade para fazer o transporte de paciente grave. A UTI Móvel possui ressuscitador, respirador e estoques de oxigênio.