PREFEITO PRESTIGIA POSSE DA PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DA PM EM BARCARENA


PREFEITO PRESTIGIA POSSE DA PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DA PM EM BARCARENA
PREFEITO PRESTIGIA POSSE DA PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DA PM EM BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, esteve presente na posse da Major Simone Chagas, que assumiu o comando o 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na Vila dos Cabanos. Em 26 anos de existência da unidade no município, esta é a primeira vez que uma mulher assume o posto.

A passagem de comando ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), no próprio batalhão. A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Renato Ogawa e dos secretários municipais Virgílio Nunes (Segurança, Trânsito e Defesa) e Laura Amélia (Cultura). "Pelo histórico profissional, tenho certeza que a comandante vai fazer um excelente trabalho em Barcarena. Nós estamos à disposição para dar apoio no que for necessário", declarou Alcântara.

Com vinte anos de carreira na Polícia Militar, Major Simone assume o lugar do Tenente-Coronel Ricardo, que ficou no cargo por pouco mais de um ano e segue para novos desafios em Belém. Também houve mudança no subcomando do batalhão: Major Baraúna passou o posto ao Major Gama.

Bacharel em Direito, especialista em Polícia Comunitária e em Ciências Jurídicas, mestra em Educação e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a comandante é natural de Abaetetuba, no nordeste do estado. "É uma honra ser a primeira mulher major a comandar um batalhão e a primeira mulher à frente do 14°. Pretendo continuar o excelente trabalho desenvolvido pelo Tenente-Coronel Ricardo, fortalecendo a participação de vários atores para o enfrentamento da violência", afirmou a Major.

Atualmente, o efetivo do 14° BPM é de cerca de 150 agentes. O batalhão é responsável pelo policiamento em todo município de Barcarena e assume posição estratégica na garantia da segurança da população. "Em parceria constante com a prefeitura, espero que a Major Simone tenha muito sucesso, motivando a tropa e preservando a vida e a segurança da população do município", declarou o deputado Renato Ogawa.