“PÕE A VITROLA PRA TOCAR”: PREFEITURA APROVA MAIS DE 40 ESTUDANTES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

O Cursinho Pré-Vestibular Municipal, mantido pela prefeitura de Barcarena há mais de três décadas, entrou em festa na manhã desta quinta-feira (30). Mais de 40 estudantes foram aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ao som da tradicional Marcha do Vestibular, na voz do Mestre Pinduca, a comemoração ocorreu na frente da instituição de ensino, localizada na Avenida Cronge da Silveira, em Barcarena-Sede. Regada a ovo, trigo e colorau, a festa contou com a participação dos familiares, professores e amigos dos novos calouros.

O prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, também participou da comemoração dos aprovados e cumprimentou aluno por aluno. "Já é tradição e todo ano nosso cursinho aprova uma grande quantidade de estudantes, nas mais diversas faculdades e cursos. Apesar de sermos responsáveis apenas pelo ensino fundamental, estamos investindo recursos próprios para colocarmos nossos jovens nas universidades", destacou o líder do executivo municipal.

Para a coordenadora do cursinho, Célia Cristina Sousa, o resultado é satisfatório e ainda deve aumentar nas próximas semanas. “Juntando todos os listões, incluindo as repescagens, devemos aprovar mais de cem estudantes. A expectativa é manter a média dos anos anteriores e reafirmar a qualidade do ensino que ofertamos”, informou a educadora.

O estudante Abraão Reis, de 18 anos, tem muitos motivos para comemorar. Além da aprovação em Letras-Português na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), via Sisu, ele ficou em 1º lugar no curso de Arqueologia da Ufopa, em Santarém. O jovem se preparou para o Enem no Pré-Vestibular e na Biblioteca Dr. Firmo Cardoso. “Se não fosse o apoio da prefeitura, esses resultados seriam mais difíceis”, disse o calouro.

A alegria dos estudantes também é compartilhada pelos professores. O docente Antônio Marcos, conhecido como Tim, dá aula há cinco anos na unidade e afirma que cada listão é um sentimento único. "A gente acompanha os alunos o ano inteiro e é gratificante ver a realização dos sonhos deles. É sempre como se fosse a primeira vez, é indescritível", falou o físico.

Serviço - Interessados em estudar no Cursinho Pré-Vestibular Municipal para os processos seletivos deste ano devem procurar a sede da instituição, que fica ao lado da prefeitura, na avenida Cronge da Silveira, em Barcarena-Sede.

Para realizar a matrícula, é necessário apresentar uma foto 3x4 e original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Mas é bom correr, pois as inscrições são limitadas.