BALANÇO: SAÚDE DE BARCARENA ALCANÇA MARCOS HISTÓRICOS E VAI MELHORAR AINDA MAIS ESTE ANO


BALANÇO: SAÚDE DE BARCARENA ALCANÇA MARCOS HISTÓRICOS E VAI MELHORAR AINDA MAIS ESTE ANO
BALANÇO: SAÚDE DE BARCARENA ALCANÇA MARCOS HISTÓRICOS E VAI MELHORAR AINDA MAIS ESTE ANO

A prefeitura de Barcarena vai continuar avançando para garantir atendimento rápido, preciso e de qualidade à população. No ano passado dois marcos históricos foram batidos: a entrega da 16º UBS e o alcance de 100% de cobertura em serviços de atenção básica de saúde. Para 2020 os desafios são ainda mais ousados. 

O objetivo da pasta é inaugurar, até dezembro, o novo Hospital Municipal de Barcarena, em substituição ao atual HMARAN. O empreendimento terá mais de 100 leitos, salas de parto ampliadas e quatro centros cirúrgicos, além de laboratório de análises clínicas, ultrassom e raio-X. A obra está localizada na Vila dos Cabanos e deverá ser referência em atendimento pediátrico, obstétrico e clínica cirúrgica. 

A Semusb também pretende colocar em funcionamento, nos próximos meses, a UBS Fluvial de Barcarena, que irá alcançar os moradores das áreas ribeirinhas. Com capacidade para abrigar uma equipe médica completa, a unidade terá 24 compartimentos, divididos em recepção, consultórios médico e odontológico, sala de procedimentos, laboratório de ultrassonografia, farmácia, cozinha, espaço de coleta de preventivo e leito para os servidores.

As duas obras somam mais de R$ 8 milhões em investimentos e representam grandes avanços na saúde pública do município. “É gratificante constatar que as metas que nós estabelecemos de 2018 para 2019 foram alcançadas. Juntando forças e fechando parcerias importantes, esperamos conquistar os objetivos deste ano também”, avaliou a titular da Semusb, Eugênia Teles. 

Balanço – Os avanços da saúde em 2019 foram além dos marcos históricos. A prefeitura também entregou a ampliação da UPA de Barcarena. A unidade ganhou nove novos setores e recebeu modernos equipamentos, possibilitando a expansão da capacidade de atendimento de urgência e emergência em 20%. Após a obra, a UPA foi qualificada e receberá mais recursos do Ministério da Saúde para uso na contratação e qualificação de mão-de-obra. 

O executivo municipal também entregou uma van adaptada para cadeirantes ao Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), na Vila dos Cabanos, e uma moderna e UTI móvel para o atendimento de casos graves. Por meio de seleção pública, houve, ainda, a expansão do quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes Comunitários de Endemias (ACE).

Na atenção básica, foram realizados mais de 200 mil atendimentos individuais com médicos, dentistas e enfermeiros. Mais de 600 mil exames foram realizados na rede de saúde do município ao longo de 2019. Nas campanhas alusivas de proteção à saúde da mulher - Março Lilás e Outubro Rosa –, mais de 75 mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas, com realização de 6 mil testes rápidos e de 10 mil exames de prevenção ao câncer do colo uterino (PCCU).