COVID-19: PREFEITURA REFORÇA ATENDIMENTO AOS IDOSOS

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), reforça o atendimento aos idosos no município, com dias e horários em unidades exclusivos para os integrantes deste grupo de risco.

O atendimento começou nesta segunda-feira, 25, de 8h às12h e continua amanhã na Unidade de Saúde Especializada, em Barcarena-Sede. Ás quartas e quintas, o atendimento exclusivo será na UBS Fazendinha, também de 8h às 12h.Os idosos são atendidos por médico e recebem medicamento.

Ressalta-se que as demais unidades básicas continuarão de portas abertas para os idosos, assim como para pessoas de todas as faixas etárias. Nos dias e horários exclusivos para a terceira idade, orientamos que os demais públicos procurem outras UBS's ou esperem a conclusão do período específico para os idosos.

O objetivo desta medida é frear o avanço da covid-19 entre as pessoas da terceira idade, que têm sido fortemente atingidas pela pandemia do novo coronavírus. A secretária de Saúde, Eugênia Teles, reforça a importância de levar os idosos para atendimento logo nos primeiros sintomas. "Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento dos idosos, menos ele vai evoluir para a gravidade dos sintomas", afirmou.

Atualmente, em Barcarena, 54% dos óbitos pela covid-19 são de idosos. Por isso, a recomendação é que este público procure uma unidade de saúde logo nos primeiros dias de sintomas e evite o agravamento da doença.

O que é? - A covid-19 causa febre alta, tosse seca, perda de olfato e paladar e até dificuldade de respiração, nos casos mais graves. De acordo com o Ministério da Saúde, o contágio pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas.

Os cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus devem ser adotados, como evitar contato próximo entre pessoas, lavar frequentemente as mãos e usar máscara de proteção facial, além de só sair de casa em situações realmente necessárias.

SERVIÇO

Unidade Especializada – Rua Capitão Tomé Serrão, entre José Joaquim e Jerônimo Pimentel, Barcarena-Sede.

Atendimento: segunda e terça-feira, de 8h às 12h.

UBS Fazendinha – Vila dos Cabanos

Atendimento: quarta e quinta-feira, de 8h às 12h.