PREFEITURA MANTÉM O MUNICÍPIO ABASTECIDO EM MEDICAMENTOS PARA COVID-19

A prefeitura de Barcarena mantém abastecidas de medicamentos as unidades de saúde do município, para tratar de pessoas com coronavírus. Os remédios são distribuídos entre o Hospital Wandick Guierrez, a UPA, o Hospital de Campanha, e as Unidades Básicas de Saúde, para que, a cada atendimento médico, os pacientes saiam com remédio em mãos para se tratar da doença. Aproximadamente 3 mil kits de medicamentos foram distribuídos em maio nas UBS's, durante a semana e nos plantões do fim de semana.

O abastecimento das unidades ocorre de acordo com a demanda de atendimento, detalha a secretária de saúde, Eugênia Teles. “A medida que for sendo utilizado, se a unidade utilizou uma quantidade determinada, pega os medicamentos, e de acordo com o que sai a gente reabastece. Com relação ao município, o abastecimento é mensal, e se for necessário, semanalmente nós vamos fazer. Mas a quantidade que temos hoje vai ter uma boa durabilidade”, disse.

No estoque, Barcarena conta com 150 mil unidades de AAS, 50 mil em antibióticos, entre Azitromicina, Claritromicina e Levofloxacino; mais de 30 mil em Ivermectina e 25 mil unidades de Paracetamol. Essa combinação de remédios é recomendada por vários órgãos de saúde, para tratar a infecção por coronavírus.

A rede de saúde de Barcarena atualmente trata pacientes com coronavírus em várias estratégias, seja nas UBS’s durante a semana ou em plantões no sábado e domingo; no Hospital Wandick Gutierrez, em Barcarena-Sede, na UPA e no Hospital de Campanha, em Vila dos Cabanos, além de unidades para atendimento exclusivo de idosos. Nesse sistema integrado de saúde, os pacientes recebem mediante receita, os medicamentos necessários para tratamento.

Além dos remédios, o município está abastecido de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, para os profissionais de saúde, e insumos necessários da área hospitalar.