ALUNOS TÊM AULA PRÁTICA SOBRE RESÍDUOS EM BARCARENA


ALUNOS TÊM AULA PRÁTICA SOBRE RESÍDUOS EM BARCARENA
ALUNOS TÊM AULA PRÁTICA SOBRE RESÍDUOS EM BARCARENA

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena levou cerca de 25 estudantes para conhecer a área do lixão do município, na manhã desta quinta-feira, 16. Antes da visita, o grupo ouviu palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, documento que foi consolidado em 2016 depois de dois anos de elaboração, em conjunto com a sociedade civil.

A divulgação do Plano de Resíduos Sólidos foi feita pela equipe da Diretoria de Proteção Ambiental da Semade aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Abaetetuba), a pedido da própria instituição de ensino. A atividade é uma das tarefas da prefeitura para divulgar o Plano de Resíduos Sólidos, que já foi aprovado em assembleia.

A estudante Agatha Yasmin dos Santos achou a visita monitorada pela Semade muito interessante para ampliar seus conhecimentos. “Foi construtiva”, disse ela. “A gente pode entender como separar os resíduos de modo correto”, completou a estudante. O aluno Karl Leão também gostou da experiência. “Vou repassar as informações para os meus pais”, afirmou.

Esta foi a segunda turma de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPA de Abaetetuba que esteve em Barcarena para conhecer a aplicação do Plano de Resíduos Sólidos do município. O documento prevê, entre outras coisas, o trabalho junto aos catadores da cidade e a construção de um aterro sanitário. Entre os municípios do Baixo-Tocantins, Barcarena está na frente, com a elaboração do Plano de Resíduos.