ALUNOS TÊM AULA PRÁTICA SOBRE RESÍDUOS EM BARCARENA

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena levou cerca de 25 estudantes para conhecer a área do lixão do município, na manhã desta quinta-feira, 16. Antes da visita, o grupo ouviu palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, documento que foi consolidado em 2016 depois de dois anos de elaboração, em conjunto com a sociedade civil.

A divulgação do Plano de Resíduos Sólidos foi feita pela equipe da Diretoria de Proteção Ambiental da Semade aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Abaetetuba), a pedido da própria instituição de ensino. A atividade é uma das tarefas da prefeitura para divulgar o Plano de Resíduos Sólidos, que já foi aprovado em assembleia.

A estudante Agatha Yasmin dos Santos achou a visita monitorada pela Semade muito interessante para ampliar seus conhecimentos. “Foi construtiva”, disse ela. “A gente pode entender como separar os resíduos de modo correto”, completou a estudante. O aluno Karl Leão também gostou da experiência. “Vou repassar as informações para os meus pais”, afirmou.

Esta foi a segunda turma de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPA de Abaetetuba que esteve em Barcarena para conhecer a aplicação do Plano de Resíduos Sólidos do município. O documento prevê, entre outras coisas, o trabalho junto aos catadores da cidade e a construção de um aterro sanitário. Entre os municípios do Baixo-Tocantins, Barcarena está na frente, com a elaboração do Plano de Resíduos.