VILA DO CONDE APONTA DESAFIOS PARA O PPA

Cerca de 160 pessoas participaram neste sábado (13) da primeira audiência pública convocada pela prefeitura de Barcarena para o levantamento das informações que vão ser incluídas no Plano de Governo (PPA) do quadriênio 2018-2021. No começo da reunião, a secretária de Planejamento do município, Maria Lúcia Conrado, disse que a participação dos moradores nas audiências é muito importante para a construção do PPA. "Nós precisamos de vocês", afirmou Maria Lúcia aos participantes. A vereadora Lúcia Nascimento participou da plenária.

A dinâmica do encontro facilitou a participação. Depois de lido e aprovado o regimento da audiência, a plenária foi dividida em cinco grupos. Em separados, os moradores tiveram a oportunidade de apontar os problemas existentes nas comunidades em diferentes áreas como saúde, educação, infraestrutura, economia, entre outros. Orientados pelas equipes do Núcleo Gestor do PPA, os moradores elegeram várias dificuldades e depois estabeleceram 10 prioridades, ou os chamados "macrodesafios", que vão compor o plano de denúncia, parte integrante do PPA.

No final do trabalho deste sábado, 53 problemas foram apresentados na plenária. Cada grupo apresentou 10 prioridades, com exceção de um que apresentou 13 porque os temas tiverem a pontuação empatada na hora da escolha. "Achei a dinâmica muito boa", disse o servidor público Valdecir Seabra, que participou da reunião. A próxima audiência pública do PPA vai acontecer dia 20, às 8h, na escola Gotinha de Luz, no Pioneiro. Ao todo, serão cinco encontros preliminares para discutir a realidade é finalizar o plano de governo da prefeitura de Barcarena. O resultado da primeira foi positivo.