SEMINÁRIO DISCUTE DESENVOLVIMENTO EM BARCARENA

O Ministério Público Federal, com apoio da prefeitura de Barcarena e outros parceiros, realiza nesta quinta-feira (18), em Belém, um seminário para discutir soluções que ofereçam a coexistência entre desenvolvimento econômico e equilíbrio socioambiental em Barcarena e Abaetetuba. O prefeito Antônio Carlos Vilaça vai integrar a mesa de abertura do encontro.

O MPF divulgou que a discussão vai destacar a “necessidade da proteção dos direitos das populações humanas e da biodiversidade diante dos impactos das atividades industriais”. O debate deve trazer à tona o desastre ambiental causado pelo naufrágio do navio Haidar que, em outubro de 2015, despejou no rio Pará combustível e uma carga de bois vivos, ao afundar no Porto de Vila do Conde.

Os organizadores prepararam seis painéis para discutir temas importantes como atividades industriais e sustentabilidade, populações tradicionais, transporte e logística, conservação da floresta, poluição e regularização fundiária. Mais de 200 pessoas são esperadas no seminário que acontecerá nesta quinta (18) e sexta (19), no auditório do campus do Museu Goeldi da Avenida Perimetral, bairro da Terra Firme.