COMERCIANTES DO BAIRRO PIONEIRO APROVAM PROJETO DA CLEMENTE MALCHER


COMERCIANTES DO BAIRRO PIONEIRO APROVAM PROJETO DA CLEMENTE MALCHER
COMERCIANTES DO BAIRRO PIONEIRO APROVAM PROJETO DA CLEMENTE MALCHER

A prefeitura está recuperando a rua Félix Clemente Malcher, principal via do bairro Pioneiro. A rua vai receber total melhoria. São 396 metros de pavimentação com instalação de drenagem, canteiro arborizado, estacionamento e sinalização. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur) é a responsável pela obra que deve terminar no fim do ano. Na tarde da última terça-feira (1º), o secretário da Semdur, Rui Cabral, o corpo jurídico da prefeitura e equipe técnica reuniram comerciantes do bairro para apresentar o projeto.

Os técnicos da prefeitura explicaram passo a passo como deverão acontecer as transformações na via para que ela se transforme no projeto piloto de pavimentação urbana, idealizada pela gestão. Lideranças comunitárias do bairro participaram da reunião e aprovaram o plano. Rui Cabral explicou que, para colocar em prática o projeto, os moradores e comerciantes precisam contribuir com a prefeitura, entendendo que as calçadas e fachadas que estão instaladas na rua serão demolidas. “Vamos entregar pra vocês uma rua linda, com pista dos dois lados, uma rua como todos merecem, mas precisamos do apoio de vocês porque vamos ter que retirar calçadas que estão no meio da rua”, disse Rui Cabral.

Antônio Serrano, representante do setor jurídico da prefeitura, disse que o projeto vai melhorar a vida das pessoas, mas que também respeita o direito de ir e vir do cidadão dentro das leis impostas na Constituição. “Devemos respeitar o código de trânsito, a lei de acessibilidade, a legislação municipal que impõem o código de postura e de obras. As pessoas têm direito de transitar nas calçadas e passeios. Todos temos que abraçar o interesse da coletividade que sobrepõem ao interesse coletivo”, explicou Serrano.

“Secretário, tenha certeza que todos nós aprovamos esse projeto e seremos multiplicadores do anúncio de uma via digna, no nosso bairro”, agradeceu o presidente do Centro Comunitário do bairro Pioneiro, Luis Magno. “Moro há muito tempo aqui, fui um dos fundadores, já passou muitos prefeitos, mas só agora estamos realmente vendo mudança no município e agora chegando ao nosso bairro. Com certeza, vamos contribuir”, afirmou Eteovino Santana (o Baiano), presidente da Associação dos Comerciantes do bairro Pioneiro.

OBRA

A prefeitura começou a obra na rua Clemente Malcher em 2016, quando retirou a feira que estava instalada no meio da rua. No mês de julho deste ano, iniciou a instalação de canais para fazer a drenagem e escoamento, preparando a via para implantação do asfalto. Nos próximos dias, a prefeitura vai demolir fachadas e calçadas construídas no meio da rua com apoio dos proprietários. Inicialmente, o projeto deve ser concluído no final de 2017.