CAPACITAÇÃO ENCERRA APRESENTANDO AÇÕES DA SAÚDE


CAPACITAÇÃO ENCERRA APRESENTANDO AÇÕES DA SAÚDE
CAPACITAÇÃO ENCERRA APRESENTANDO AÇÕES DA SAÚDE

O último dia da oficina “Qualificar para Localizar”, promovida pela prefeitura de Barcarena, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rede ODS Brasil e Secretaria de Governo da Presidência da República, dia 03, no Centro de Convenções do Samaúma Park Hotel, contemplou as boas práticas na área da Saúde dos municípios de Barcarena e Ananindeua e apresentou o  Sistema de Convênios (SINCOV) do Governo Federal.

Barcarena, tem sido destaque no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e compartilhou as práticas exitosas em relação ao ODS 3 (Saúde e Bem-estar). A secretária de saúde, Eugênia Teles, falou sobre a inauguração da Unidade de Ponto Atendimento 24h (UPA), a entrega de 9 UBS’s, com previsão de finalização de mais 7, e serviços de visita médica domiciliar.

O representante do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério de Planejamento, Edércio Bento, levou para o público as facilidades que o SINCOV oferece em relação a convênio e transferências, e Michelle Lessa, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, apresentou a atuação do governo que tem somado esforços junto aos municípios para alcançar as metas.

Segundo a Agenda 2030, os municípios que aderiram aos ODS têm como meta reduzir a mortalidade materna, acabar com as mortes evitáveis de bebês e crianças, combater doenças como a AIDS, tuberculose, malária e hepatite, reduzir a um terço as mortes prematuras por doenças não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, entre outras.