PROJETO ‘COZINHA BRASIL’ QUALIFICA TRABALHADORES

Com apoio da prefeitura de Barcarena, mais de 100 pessoas se inscreveram nas oficinas do Cozinha Brasil, um projeto do Sesi, que iniciou os trabalhos nesta terça-feira (8), no Centro de Cultura do Município. A programação segue até amanhã, dia em que os participantes receberão os certificados.

Duas nutricionistas do Sesi orientam o público alvo da oficina que trata de questões como alimentação saudável, valores nutricionais, manipulação de alimentos, dicas de aproveitamento e higiene na cozinha. A maioria dos participantes são manipuladores de alimentos, como cozinheiras.

Ruth Gonçalves Araújo é uma das profissionais que participa do Cozinha Brasil. Ela disse que já trabalha há 15 anos com a manipulação de alimentos em Barcarena e que ganhou mais experiência quando entrou no projeto Mãos que Criam, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por meio do projeto da prefeitura, Ruth e outras dezenas de mulheres do município vendem comidas e sucos nos eventos públicos organizados na cidade como o Festival do Abacaxi, que este ano vai acontecer de 28 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Cultura.

Na oficina do Cozinha Brasil, os participantes estão tendo a oportunidade de aprender ou aprimorar conhecimento sobre o trato com alimentos. “Vai ajudar até no nosso dia a dia”, disse Ruth, que adora cozinhar. “É de família”, completou ela, que é filha de doceira.

O projeto do Sesi chegou a Barcarena, por meio da parceria com a iniciativa privada e da articulação da prefeitura, via Secretaria de Industria, Comércio e Turismo (Seicomtur) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A expectativa é de que ainda neste ano outros cursos parecidos sejam promovidos na cidade.