PREFEITURA DEFINE AÇÕES DO FESTIVAL DO ABACAXI 2017

A organização do tradicional Festival do Abacaxi em Barcarena definiu quatro datas importantes para o evento. A programação oficial vai começar dia 22 de setembro com o concurso de beleza que escolherá a Rainha do Festival. No dia seguinte, 23, serão abertos o Circuito Cultural e a Feira do Produtor Rural. E no dia 28 começa o festejo de quatro noites, com várias atrações artísticas, no Centro de Cultura.

O Festival do Abacaxi é uma ação cultural realizada na cidade pela prefeitura há 37 anos, com o objetivo de promover a atividade dos produtores da fruta no município. Este ano, a estimativa da Secretaria de Agricultura é que os produtores ofereçam cerca de sete mil abacaxi ao público que comparecer ao evento. A fruta será usada como degustação e também será vendida pelos próprios agricultores.

As secretarias diretamente envolvidas no evento já estão mobilizadas nos preparativos da festa popular e prometem novidades. A Secretaria Municipal de Cultura está à frente da organização e já começou a checar a infraestrutura necessária para que o festejo seja um sucesso. O prefeito Antônio Carlos Vilaça determinou que a programação seja voltada para a promoção social das pessoas, principalmente dos produtores.

O prestigiado concurso Rainha das Rainhas do Festival do Abacaxi vai acontecer no ginásio municipal em 22 de setembro. As inscrições ainda estão abertas para jovens do município. Dia 23, começam o Circuito Cultural e a Feira do Produtor Rural, ambas na Praça da Matriz. A feira é uma parceria entre o Sebrae e as secretarias de Agricultura e Indústria, Comércio e Turismo.

O ponto alto do evento são os shows artísticos que vão acontecer de 28 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Cultura, onde o Festival do Abacaxi encerra as atividades, com grandes apresentações, exposições e venda de comidas típicas e bebidas, muitas delas feitas a base do abacaxi. Nos próximos dias, a prefeitura de Barcarena vai apresentar as novidades e mudanças para os festejos deste ano.