AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

A prefeitura de Barcarena conquista o prêmio Pará Mulher 2017 porque conseguiu superar a meta de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. É o segundo ano seguido que a prefeitura conquista o prêmio, organizado pelo governo do Pará, através do Núcleo de Apoio à Gestão da Atenção à  Mulher – NAGAM, da Secretaria Estadual de Saúde.

O núcleo avalia os municípios do estado do Pará que mais se destacaram nas ações de prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. O Pará Mulher 2017 premia os municípios que atingiram a meta de oferta do Preventivo - PCCU e de mamografia, no período de Junho de 2016 a Julho de 2017. ]

Das 144 prefeituras do estado, apenas cinco conquistaram o prêmio Pará Mulher 2017. Além de Barcarena, superaram a meta Paragominas, Portel, Brasil Novo e Santa Bárbara.

A solenidade de entrega do Prêmio será realizada na próxima terça-feira (07), no Palácio do Governo, em Belém, às 9 da manhã. As prefeituras receberão uma sala completa para realização de PCCU (Mesa ginecológica, escadinha, balde, armário vitrine, banqueta, balde e foco), mais três mil Kits do Preventivo, além de um Kit de Informática (Monitor, CPU, teclado e mouse, Nobreak e Impressora).

A meta de Barcarena era realizar, no período, 3.017 preventivos, mas realizou muito mais do que a meta preconizada, num total 5.838, na faixa etária de 25 a 64 anos.

E a meta da oferta de mamografia, na faixa etária de 50 a 69 anos, era de 235. A prefeitura de Barcarena realizou 396 mamografias nessa faixa etária.

Todas essas ações são realizadas pelas equipes da Atenção Básica do município. "Hoje a saúde pública Barcarena está organizada e preparada para fazer a prevenção e o tratamento de lesões aqui mesmo, pois quando os resultados de exames chegam e é detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para avaliação com ginecologista que investiga a necessidade de Colposcopia, Biópsia ou o AZT.

Se forem necessários, a própria médica realiza esses exames ", conta a Coordenadora da Atenção Básica, Cleise Jane Gomes. Ela diz ainda que "algumas cirugias ginecológicas também são realizadas aqui, só não o tratamento de casos confirmados, onde a referência no estado é apenas o Hospital Ofhir Loyola, em Belém”.

PROJETO MUNICIPAL - O prêmio conquistado pela segunda vez pela prefeitura de Barcarena é o reflexo da campanha "Em busca de Marias", da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semusb, que realiza ações de promoção e prevenção da saúde no município para o combate do câncer do colo de útero e de mama durante todo o ano, intensificando o atendimento em março, durante o "Março Lilás".

O projeto foi apresentado em maio desse no Congresso de Saúde Norte-Nordeste, em Porto Seguro-BA, ganhando destaque e publicação na revista científica do Conselho Nacional de Secretarios Municipais de Saúde - CONASEMS.

A secretária de Saúde Barcarena Eugênia Teles, destaca o empenho dos servidores pela segunda conquista seguida e a preocupação da gestão em investir na saúde das pessoas. “A Atenção Básica de Barcarena está de parabéns pela dedicação nas ações. Isso também é o resultado da gestão e seu investimento na área da saúde. A cobertura da gestão Antônio Carlos Vilaça é de 82%, sendo uma das maiores do Estado do Pará”, destacou a secretária.