AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO


AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO
AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

A prefeitura de Barcarena conquista o prêmio Pará Mulher 2017 porque conseguiu superar a meta de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. É o segundo ano seguido que a prefeitura conquista o prêmio, organizado pelo governo do Pará, através do Núcleo de Apoio à Gestão da Atenção à  Mulher – NAGAM, da Secretaria Estadual de Saúde.

O núcleo avalia os municípios do estado do Pará que mais se destacaram nas ações de prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. O Pará Mulher 2017 premia os municípios que atingiram a meta de oferta do Preventivo - PCCU e de mamografia, no período de Junho de 2016 a Julho de 2017. ]

Das 144 prefeituras do estado, apenas cinco conquistaram o prêmio Pará Mulher 2017. Além de Barcarena, superaram a meta Paragominas, Portel, Brasil Novo e Santa Bárbara.

A solenidade de entrega do Prêmio será realizada na próxima terça-feira (07), no Palácio do Governo, em Belém, às 9 da manhã. As prefeituras receberão uma sala completa para realização de PCCU (Mesa ginecológica, escadinha, balde, armário vitrine, banqueta, balde e foco), mais três mil Kits do Preventivo, além de um Kit de Informática (Monitor, CPU, teclado e mouse, Nobreak e Impressora).

A meta de Barcarena era realizar, no período, 3.017 preventivos, mas realizou muito mais do que a meta preconizada, num total 5.838, na faixa etária de 25 a 64 anos.

E a meta da oferta de mamografia, na faixa etária de 50 a 69 anos, era de 235. A prefeitura de Barcarena realizou 396 mamografias nessa faixa etária.

Todas essas ações são realizadas pelas equipes da Atenção Básica do município. "Hoje a saúde pública Barcarena está organizada e preparada para fazer a prevenção e o tratamento de lesões aqui mesmo, pois quando os resultados de exames chegam e é detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para avaliação com ginecologista que investiga a necessidade de Colposcopia, Biópsia ou o AZT.

Se forem necessários, a própria médica realiza esses exames ", conta a Coordenadora da Atenção Básica, Cleise Jane Gomes. Ela diz ainda que "algumas cirugias ginecológicas também são realizadas aqui, só não o tratamento de casos confirmados, onde a referência no estado é apenas o Hospital Ofhir Loyola, em Belém”.

PROJETO MUNICIPAL - O prêmio conquistado pela segunda vez pela prefeitura de Barcarena é o reflexo da campanha "Em busca de Marias", da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semusb, que realiza ações de promoção e prevenção da saúde no município para o combate do câncer do colo de útero e de mama durante todo o ano, intensificando o atendimento em março, durante o "Março Lilás".

O projeto foi apresentado em maio desse no Congresso de Saúde Norte-Nordeste, em Porto Seguro-BA, ganhando destaque e publicação na revista científica do Conselho Nacional de Secretarios Municipais de Saúde - CONASEMS.

A secretária de Saúde Barcarena Eugênia Teles, destaca o empenho dos servidores pela segunda conquista seguida e a preocupação da gestão em investir na saúde das pessoas. “A Atenção Básica de Barcarena está de parabéns pela dedicação nas ações. Isso também é o resultado da gestão e seu investimento na área da saúde. A cobertura da gestão Antônio Carlos Vilaça é de 82%, sendo uma das maiores do Estado do Pará”, destacou a secretária.