PREFEITURA DISPONIBILIZA CURSOS DO PRONATEC PARA JOVENS DA REDE SOCIOASSISTENCIAL

Os jovens usuários da rede socioassistencial, da prefeitura de Barcarena, já estão sendo atendidos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o PRONATEC - oferta voluntária.

A Secretaria de Assistência Social-Semas, é a interlocutora do programa e realiza pré-matrículas e matrículas nos cursos de formação profissional à distância, quando disponibilizados pelo Governo Federal. Além do suporte operacional, a prefeitura disponibiliza, de acordo com a infraestrutura dos CRAS, o acesso aos cursos nos laboratórios de informática no CRAS Arapari e Conde, sob orientação de um Educador Social.

De acordo com a Coordenadora do PRONATEC na Semas, Bianca Leão, “A vagas são limitadas, mas as pessoas interessadas em novos cursos podem realizar cadastros de reservas nos CRAS”.

Podem se candidatar aos cursos os jovens maiores de 15 anos, que devem acessar o link http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

Quem pode se matricular:
Estudantes do ensino médio da rede pública, os que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; Trabalhadores, incluindo os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; Beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.