PREFEITURA DE BARCARENA APRESENTA SUAS AÇÕES EM ENCONTRO DA CNM, EM NATAL


PREFEITURA DE BARCARENA APRESENTA SUAS AÇÕES EM ENCONTRO DA CNM, EM NATAL
PREFEITURA DE BARCARENA APRESENTA SUAS AÇÕES EM ENCONTRO DA CNM, EM NATAL

A prefeitura de Barcarena participa, em Natal, do encontro Diálogo Municipalista, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de aproximar os gestores municipais brasileiros da Agenda 2030. No Diálogo, a entidade lançou o hotsite do projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os participantes do encontro puderam conhecer em primeira mão a plataforma, que consolida informações e materiais a respeito do tema. O intuito é auxiliar os prefeitos na incorporação e avanço dos ODS no país.

O consultor da CNM, Santiago Gallo, fez uma observação importante no encontro para contextualizar os gestores municipais sobre o tema. “Nesses dois dias do Diálogo vocês viram palestras sobre o passado e o presente dos Municípios, e isso foi muito importante, mas aqui vamos focar no presente e no nosso futuro até 2030”, disse.
Santiago se referia à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estão diretamente ligados com as políticas públicas. Ao todo, são 17 diretrizes que perpassam temas como água limpa e saneamento, essencial para os Municípios do semiárido brasileiro.

Vários especialistas compartilharam boas práticas na implementação da agenda global. O Município de Barcarena, por exemplo, alcançou um grau elevado de maturidade com respeito ao tema. Desde 2013, a cidade trabalha seu Plano Plurianual (PPA) espelhado nos ODS, quando ainda eram Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A assessora do prefeito Antônio Carlos Vilaça, Patrícia Menezes, apresentou detalhes das iniciativas locais. Um dos pontos altos de sua apresentação foi quando ela mostrou um quadro que ilustra como as ações municipais de Barcarena tem convergido com os objetivos.