PREFEITO INAUGURA A 10ª UBS DE BARCARENA


PREFEITO INAUGURA A 10ª UBS DE BARCARENA
PREFEITO INAUGURA A 10ª UBS DE BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, inaugurou nesta sexta-feira (10), a Unidade Básica de Saúde do Castanhalzinho, a décima obra de um conjunto de 16 UBS que a prefeitura está colocando para funcionar no município. Agora só faltam inaugurar mais seis. O vice-prefeito Paulo Alcântara, vereadores, secretários, servidores e moradores de comunidades rurais também participaram da cerimônia de abertura do prédio.

A nova unidade é ampla e moderna, toda climatizada e com capacidade para atender cerca de 70 pessoas por dia. A UBS é composta por uma equipe de Saúde da Família, terá atendimento odontológico e realizará exames preventivos. A dona de casa Sthefany Aline Pereira, mãe de três filhos, é uma das usuárias da nova unidade. “A gente está alegre porque melhorou a estrutura da UBS”, disse ela, que mora na comunidade do Arienga Estrada.

Ao falar sobre a entrega da UBS Castanhalzinho, que abrange, pelo menos, 10 comunidades rurais de Barcarena, o prefeito disse que inaugurar é importante, no entanto, “o mais importante é manter a qualidade dos serviços”. Vilaça foi contundente ao dizer que o esforço da equipe de seu governo é voltado para o bem-estar da população. “Nossa meta é fazer o melhor para o nosso povo”, declarou o prefeito.

A enfermeira Elen Gabriela Pinheiro, coordenadora da UBS Castanhalzinho, agradeceu ao prefeito pela entrega da obra e manifestou alegria pelo novo ambiente de trabalho. “Melhorou significativamente pra gente, a climatização, os novos equipamentos e a acessibilidade”, disse ela. A enfermeira responsável pela UBS disse que estava feliz com a inauguração. “É como se aqui fosse minha segunda família”, declarou Elen Gabriela.

Para festejar o momento, alunos da escola municipal João Batista Campos, que fica na comunidade, apresentaram duas coreografias. Depois o líder comunitário Paulo Ambé agradeceu a entrega da obra. "É um sonho realizado aqui na nossa comunidade", disse Paulo. O representante do Conselho Municipal de Saúde também agradeceu. "O prefeito não mediu esforços para realizar o sonho para esta comunidade", afirmou Ramilton Corrêa.

O vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, elogiou o papel da Saúde em Barcarena e disse que o município já é reconhecido em outros municípios do estado pela sua eficiência na assistência médica. Ele destacou que hoje 82% da população do município têm cobertura de Atenção Básica, diferente de alguns anos atrás que não chegava a 50%. “E nós vamos chegar aos 100% de cobertura”, afirmou Paulo Alcântara.