PREFEITURA DE BARCARENA LANÇA O PROJETO BARCA FLOR

A prefeitura de Barcarena lança nesta terça-feira (14), o projeto “Barca Flor”, que está sendo  executado de forma exsperimental pelas secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, por meio de iniciativa da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. O projeto piloto está desde abril capacitando mulheres para o cultivo e comercialização de plantas ornamentais, hortaliças e ervas medicinais a fim de inserí-las no mercado de trabalho e promover autonomia econômica.

Com recurso municipal, o projeto garante palestras de empoderamento feminino, aulas teóricas sobre cultivo, aulas práticas e o cultivo em domicílio. “O Barca Flor possui laboratório apropriado para isso, é o “Berçário de Mudas”, conta a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Tânia Oliveira. “As orientações técnicas ficam conta de Engenheiros Agrônomos, servidores do município”, completa.

Em fase inicial, o projeto “Barca Flor” atende 10 mulheres, usuárias da rede socioassistencial. Durante o lançamento, a prefeitura vai entregar às beneficiárias, dez kits contendo carro de mão, enxada, avental, lima, protetor solar, ancinho, pá, bolsa, enxadeco, terçado, bota, chapéu, camisa manga longa e camisa manga curta.

O sucesso do projeto experimental deve garantir a extensão dos trabalhos, em 2018, para as áreas de abrangência dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) localizados na Vila do Conde , Arapari, São Francisco e Barcarena Sede.