PREFEITURA DE BARCARENA PROMOVE AÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE

Qualidade de vida e meio ambiente é o tema norteador das atividades desenvolvidas nos quatro CRAS do município no mês de novembro. A prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente, está promovendo aos usuários da rede socioassistencial, oficinas de recicláveis, palestras, dinâmicas e plantio de mudas e alertando sobre as consequências de danos ambientais para o planeta.

A Coordenadora de Proteção e Educação Ambiental da SEMADE, Maria de Fátima, conta que as ações são focadas principalmente na conscientização sobre o acúmulo de resíduos sólidos, atendendo o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. “Todos os demais impactos originam-se desse acúmulo”, explica.

Nos CRAS, as atividades são conduzidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No Araparí, por exemplo, os idosos participam de oficinas de arte sustentável para a produção de bonecas recicláveis. “Além de trabalhar a responsabilidade social com meio ambiente, é possível ainda desenvolver coordenação motora, percepção e criatividade”, conta Tamarah Barbosa, Pedagoga e Técnica de referência do CRAS Arapari.  Em Barcarena Sede, crianças e jovens participam do plantio de mudas, no CRAS Zita Cunha.

Além da produção de brinquedos com garrafas pet e sobras de isopor, o CRAS Conde, em atividade integrada com o CRAS São Francisco, realiza, no próximo dia 16, trilha ecológica no Bosque do Hotel Samaúma.

As ações atendem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável número 12: Consumo e produção responsáveis; 13: Ação contra a mudança global do clima; 15: Vida terrestre e 17: Parcerias e meios de implementação.