MINISTÉRIO DA SAÚDE VISITA UNIDADE DO NAZÁRIO

O Ministério da Saúde enviou uma técnica em Atenção Básica para conhecer o trabalho realizado pela prefeitura de Barcarena na Unidade de Saúde da Família Ribeirinha do Furo do Nazário, nesta terça-feira (14). O vice-prefeito Paulo Alcântara, a secretária Eugênia Teles e a coordenadora de Atenção Básica do município, Jane Gomes, acompanharam a visita.

O objetivo foi mostrar ao Ministério da Saúde a realidade de duas unidades que foram habilitadas para receber recursos federais por estarem situadas em áreas ribeirinhas, no caso, o posto de Saúde da Família do Nazário, visitada nesta manhã, e o do Arapari. “Essa habilitação vai trazer muitos ganhos para o município, pois com ela vamos conseguir mais recursos”, informou a secretária de Saúde Eugênia Teles.

Com duas unidades de Saúde da Família Ribeirinha habilitadas no município os serviços poderão ser ampliados. “O que a gente puder trazer de melhoria para cá, vamos trazer”, afirmou Eugênia, ao dizer que a Secretaria de Saúde do município não mediu esforços, inclusive indo a Brasília, para conseguir a habilitação das duas unidades ribeirinhas, que agora passam a receber mais recursos.

O posto de Saúde da Família do Nazário tem cerca de dez anos e foi inaugurado pelo então secretário de Saúde de Barcarena, Paulo Alcântara, hoje vice-prefeito do município. Durante a visita deste terça-feira, ele disse que estava feliz com o reconhecimento do Ministério da Saúde. “Os barcos, por exemplo, que hoje pagamos com recursos próprios para atender as famílias, agora poderão receber recursos do Ministério”, disse Paulo.

ATENDIMENTO – A unidade de Saúde da Família Ribeirinha do Furo do Nazário conta com o trabalho de uma médica, técnicos de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, que atuam em diferentes áreas da Ilha das Onças, com visitas às famílias ribeirinhas. A unidade recebe também apoio de acadêmicos de medicina do Cesupa, que fazem estágios durante quatro dias da semana no local.