BARCARENA É DESTACADA EM SITE DA ONU, EM BRUXELAS

O site da ONU, sede de Bruxelas, capital da Bélgica, publicou matéria destacando a preocupação da prefeitura de Barcarena em ser reconhecida como uma cidade sustentável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas (ONU). Na publicação são mencionadas as audiências públicas promovidas pelo conselho da cidade para preparar o PPA, em que os participantes são sensibilizados sobre a relevância dos 17 ODS.

O título da publicação, em inglês, destaca: BARCARENA, BRAZIL INCLUDES SDGS IN THEIR PLANNING MECHANISMS, traduzindo em portugues: BARCARENA, BRASIL INCLUI SDGS EM SEUS MECANISMOS DE PLANEJAMENTO. Leia abaixo a íntegra da publicação em portugues.

A cidade de Barcarena (PA), com o objetivo de ser reconhecida como uma cidade sustentável, está preparando seu Plano de Investimento Plurianual (PPA em Português) com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas (ONU) e aprovados por 193 países em 2015. O prefeito do município, Antônio Carlos Vilaça, publicou um decreto afirmando que todas as ações estratégicas devem ser alinhadas com os Objetivos.

Nas audiências públicas promovidas pelo conselho da cidade para preparar o PPA, os participantes são sensibilizados sobre a relevância dos 17 ODS e, em seguida, escolhem o eixo que eles queriam discutir - econômico, ambiental, social ou institucional. Cada eixo é representado por um conjunto de Metas e seus indicadores e disponibilizado em uma bandeira para facilitar o alinhamento com a Agenda 2030. Além disso, a natureza transversal dos Objetivos é usada para incentivar os diferentes setores da cidade a trabalhar de forma mais integrada. Há também ações para conscientizar a população, como paradas escolares com o tema ODS.

Além das ações destinadas à governança na prefeitura, Barcarena também integrou a REDE ODS, contribuindo para o alcance dos conceitos e para a prática de adotar a agenda em outros municípios e para a articulação dos diversos atores.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) valoriza e dissemina esse tipo de iniciativas, pois não só melhoram a gestão municipal, mas também contribuem para a implementação da Agenda 2030 nos Municípios e a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja a publicação original em http://www.localizingthesdgs.org/story/view/100