PREFEITURA PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO PARA USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Crianças, jovens e idosos atendidos pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão participando de atividades diferenciadas, ao longo desta semana, em comemoração ao final de ano. As atividades estão sendo organizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executado nos quatro Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

O SCFV promove a entrega de brinquedos, circuito esportivo, atividade laboral, música, recreação e passeio em pontos turísticos da cidade. O serviço possibilita experiências inovadoras, integração e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.  “O nosso planejamento, segue um caráter preventivo e proativo, mas com o encerramento de mais um ano, temos planejado atividades que oportunizam experiências nunca vividas pelos usuários e familiares”, contou a coordenadora da Proteção Social Básica, Andreza Muniz.

Para concluir mais um ciclo, onde idosos, jovens, adolescentes e crianças têm novas oportunidades, o Cras São Francisco e o Cras Conde realizaram atividades integradas com os idosos, nesta quarta-feira (06), na praia do Caripi, com o apoio de uma equipe de socorristas voluntários.

“Os voluntários já foram usuários do serviço e hoje fazem parte desse projeto. Ou seja, o nosso trabalho lá em 2015 deu certo”, comentou o técnico de referência, Kaleb Teixeira.

Simultaneamente, o Cras Arapari promoveu a entrega de brinquedos para o coletivo de crianças da área de abrangência. A mesma programação foi realizada com as crianças da área de abrangência de Barcarena Sede, pelo Cras Zita Cunha. Dona Marivalda Pereira, de 66 anos, não deixou de agradecer. “Sou grata pelos momentos que vivemos em 2017 e pelos que ainda vamos viver”, contou.

SCFV – O serviço funciona como retaguarda do trabalho social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Técnicos de Referência e Educadores Sociais trabalham questões de violação de direitos e direitos do cidadão, promovendo campanhas de combate ao Trabalho Infantil e Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por exemplo. As comemorações encerram com um Luau, nesta quinta-feira (07), na Casa do Idoso.