PREFEITURA VAI INVESTIR MAIS EM AGRICULTURA

Quem mora na zona rural já percebeu que, nos últimos cinco, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), tem investido recursos para melhorar a atividade econômica do município, com a recuperação de ramais e implementação de projetos sustentáveis nas comunidades. Em 2018, o investimento será ainda maior. É o que garantiu o secretário de Agricultura Paulo Ronildo.

Ele disse que nada do que foi feito de 2013 para cá teria sucesso, se não fosse um planejamento adequado e eficaz elaborado pela gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça. Segundo Paulo, a administração soube perceber as necessidades dos trabalhadores rurais de Barcarena e investiu no que era mais urgente. Agora, com o terreno preparado, é possível realizar novas iniciativas no setor.

Para 2018, a prefeitura vai entregar à população novas feiras como as do Laranjal, Açaí (na sede) e da Vila dos Cabanos, que será totalmente construída. As novas estruturas vão ajudar a comercializar os produtos dos agricultores, bem como, oferecer um ambiente mais adequado aos consumidores. “Vai atender de forma adequada a população e o próprio produtor”, ressaltou o secretário.

MAQUINÁRIO – Paulo Ronildo informou que este ano a prefeitura pretende adquirir novas máquinas para atuar na área rural, como tratores que preparam a terra onde os agricultores vão plantar. Ele disse também que o governo municipal está fechando novas parcerias para oferecer aos agricultores mais assistência técnica. “As parcerias têm sido boas, ninguém faz nada sozinho”, disse ele.

O investimento também vai incluir a continuação de projetos como os de piscicultura, a Feira do Peixe Vivo e agora o Barcaflor, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para atender e promover a vida de mulheres. O “Mecaniza Barcarena”, que já preparou mais de 100 hectares de terra, também será impulsionado, bem como, as ações de valorização da cultura do abacaxi.

De acordo com Paulo Ronildo, a prefeitura pretende aumentar a produção de abacaxi no município, que hoje beira os cerca de 500 mil pés, e investir em novos projetos para o setor. “Queremos aumentar não só o fruto in natura, mas produzir a polpa”, afirmou Ronildo.  Tanto trabalho e esforço tem um grande objetivo: fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias.

A Semagri, que está em novo endereço desde o ano passado na rodovia Moura Carvalho, reconhece que há muito por fazer no setor agrícola, mas está disposta a encarrar os desafios.  “A gente agradece muito ao prefeito (Antônio Carlos Vilaça), que tem nos dado todo o apoio para que possamos desenvolver uma agricultura forte, para gerar emprego, renda e qualidade de vida melhor à população”, finalizou Paulo Ronildo.