PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO BPC NO CADASTRO ÚNICO É PRORROGADO


PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO BPC NO CADASTRO ÚNICO É PRORROGADO
PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO BPC NO CADASTRO ÚNICO É PRORROGADO

Os idosos acima de 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até dezembro de 2018 para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além dos idosos, também entram na relação para inclusão no CadÚnico as pessoas com deficiência.

Em Barcarena, o cadastramento pode ser efetuado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados no São Francisco, Vila do Conde, Arapari e Barcarena-Sede, e também no Centro de Programas e Benefícios, em frente a Secretaria Municipal de Assistência Social. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, desde que se apresente todos os seus documentos ou do idoso: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

Equipes volantes estão nas ruas realizando as buscas ativas dos beneficiários pendentes. Segundo a Vigilância Socioassistencial, em novembro mais de 3 mil pessoas receberam o BPC. Destes, 1.500 são idosos e 1.500 são pessoas com deficiência. Andréa Santos, administradora do setor de Vigilância Socioassistencial, explica que desse número existem aqueles que já estão no sistema, faltando apenas a atualização.

 “Do total, 515 idosos faltavam ser inseridos no sistema e desses, mais de 220 foram incluídos até 2017 e ainda restam 228 idosos e mais as pessoas com deficiência, número que ainda não temos com exatidão”, detalhou Richelly Cunha, Coordenadora do Cadúnico e do Programa Bolsa Família no município.

Os beneficiários que não realizarem o cadastramento ou a atualização devem ter o benefício bloqueado.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.