PREFEITURA VAI ATUALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO

Quantos empreendimentos turísticos existem no município de Barcarena? Não se sabe ao certo. O último levantamento foi realizado em 2011 e as atuais informações sobre a quantidade de bares, restaurantes, hotéis e outros serviços estão defasadas. Por isso, técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Barcarena (Seicomtur) iniciam, neste mês, uma ampla pesquisa sobre o assunto.

O levantamento fará parte do Inventário de Gestão Turística que está sendo elaborado pela Seicomtur e deverá ficar pronto até julho deste ano. O objetivo do documento é atualizar informações sobre os empreendimentos turísticos e usar o inventário como instrumento de planejamento da gestão municipal. “Vamos pesquisar, bares, restaurante, hotéis e balneários”, disse a turismóloga da Seicomtur, Débora Santos.

Os técnicos vão percorrer todas as localidades do município, incluindo as regiões das ilhas e estrada. “As informações turísticas ainda são muito insipientes, se consideramos o inventário anterior. Com o inventário atualizado vai ser possível ter informações fidedignas, mais detalhadas, que vão dar apoio para os nossos projetos na área ambiental, como as trilhas ecológicas”, afirmou o turismólogo Naldo Nunes.

O documento que será elaborado pela Seicomtur poderá ser também uma credencial para a obtenção de recursos financeiros oriundos de diferentes instituições. “Nosso objetivo principal é atualizar as informações turísticas do município. O segundo objetivo é servir de subsídio aos projetos turísticos”, reafirmou Naldo. O resultado da pesquisa também será encaminhado aos governos estadual e federal.