PREFEITURA VAI ATUALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO


PREFEITURA VAI ATUALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO
PREFEITURA VAI ATUALIZAR INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO

Quantos empreendimentos turísticos existem no município de Barcarena? Não se sabe ao certo. O último levantamento foi realizado em 2011 e as atuais informações sobre a quantidade de bares, restaurantes, hotéis e outros serviços estão defasadas. Por isso, técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Barcarena (Seicomtur) iniciam, neste mês, uma ampla pesquisa sobre o assunto.

O levantamento fará parte do Inventário de Gestão Turística que está sendo elaborado pela Seicomtur e deverá ficar pronto até julho deste ano. O objetivo do documento é atualizar informações sobre os empreendimentos turísticos e usar o inventário como instrumento de planejamento da gestão municipal. “Vamos pesquisar, bares, restaurante, hotéis e balneários”, disse a turismóloga da Seicomtur, Débora Santos.

Os técnicos vão percorrer todas as localidades do município, incluindo as regiões das ilhas e estrada. “As informações turísticas ainda são muito insipientes, se consideramos o inventário anterior. Com o inventário atualizado vai ser possível ter informações fidedignas, mais detalhadas, que vão dar apoio para os nossos projetos na área ambiental, como as trilhas ecológicas”, afirmou o turismólogo Naldo Nunes.

O documento que será elaborado pela Seicomtur poderá ser também uma credencial para a obtenção de recursos financeiros oriundos de diferentes instituições. “Nosso objetivo principal é atualizar as informações turísticas do município. O segundo objetivo é servir de subsídio aos projetos turísticos”, reafirmou Naldo. O resultado da pesquisa também será encaminhado aos governos estadual e federal.