PREFEITURA INICIA DEBATE SOBRE SISTEMA DE INSPEÇÃO

A Secretaria de Agricultura de Barcarena (Semagri) realizou nesta sexta-feira (12) uma reunião para discutir a adesão da prefeitura ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM), voltado para a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal. Representantes das diferentes secretarias do município participaram do encontro, que foi aberto pelo secretário da Semagri, Paulo Ronildo.

“A implantação do SIM significa garantir a segurança alimentar”, afirmou Ronildo no começo da reunião. O Sistema de Inspeção Municipal fixa normas de inspeção e fiscalização sanitária para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal. O sistema é formado por um conjunto de leis que devem ser aprovadas pelos vereadores e sancionadas pelo prefeito.

A elaboração da lei que vai implementar o SIM em Barcarena deve ser feita de modo coletivo, envolvendo as secretarias municipais e outros colaboradores. O assessor da Semagri, Agrícolo Miranda, apresentou o passo a passo para a implantação do sistema no município e ouviu as contribuições dos técnicos da prefeitura. O documento será feito por etapas e vai precisar da participação efetiva das secretarias.

Com a implantação do SIM, produtores rurais e criadores de animais passarão a ter maior controle de qualidade dos produtores levados às feiras e supermercados do município. A ideia é que todos sejam beneficiados pelo sistema, principalmente o consumidor. “Essa ação é uma ação que beneficia a todos”, disse o secretário Paulo Ronildo. “Tem que ser uma construção coletiva”, finalizou.