PREFEITURA FAZ CAMPANHA POR TRÂNSITO SEGURO

A prefeitura de Barcarena vai colocar nas ruas uma nova campanha educativa para garantir um trânsito seguro durante o período do Carnaval. Serão cinco dias de intensa mobilização em Barcarena-Sede, Vila dos Cabanos e Vila do Conde. O Jair, que tem carteira A e B para moto e carro, é um dos alvos da campanha.

Ele consome bebida alcóolica e admite pilotar moto depois de tomar alguns goles de cerveja. “Eu procuro evitar”, disse Jair Santos, que já se envolveu em acidente de trânsito por dirigir alcoolizado. Mas isso foi cerca de 30 anos atrás, quando era jovem e morava em Belém. “Fiquei traumatizado”, afirmou o servidor público.

Felizmente, o acidente causado por Jair no passado não custou a vida de ninguém. Mas não é apenas o álcool que prejudica a condução de um veículo. O sono e o cansaço também são uma mistura perigosa. Certa vez, Robenic Barbosa enfrentou a estrada sem condições físicas. “É muito arriscado”, disse ele. “Mesmo cansado, não parei”. Que risco.

A iniciativa do Demutran chegará numa hora em que a população se planeja para curtir as festas de Carnaval e usam carros e motos nos deslocamentos. O Demutran vai apelar para a prudência de motoristas e orientar sobre os cuidados nas vias públicas. A mesma orientação vai valer para motociclistas e pedestres em geral que transitam pela cidade.

Para evitar acidentes e manter o trânsito seguro, o pedido do Demutran é que os condutores obedeçam a lei e não se esqueçam de usar os acessórios de segurança como capacete nas motos e cinto de segurança nos carros. O principal alerta será dizer aos condutores que álcool e direção e cansaço e direção não combinam e podem ser fatais.

A campanha educativa do Demutran vai começar dia 9 de fevereiro (uma sexta-feira) e só terminará na Quarta-feira de Cinzas. A mensagem de alerta e orientação será feita por meio de outdoor e panfletos que serão distribuídos nas ruas pelos agentes de trânsito. O objetivo é reduzir o número de acidentes e garantir um trânsito de paz na cidade.