SEMAGRI CULTIVA HORTA SUSTENTÁVEL


SEMAGRI CULTIVA HORTA SUSTENTÁVEL
SEMAGRI CULTIVA HORTA SUSTENTÁVEL

Técnicos da Secretaria de Agricultura de Barcarena já estão colhendo os frutos de um projeto experimental que deu certo: a criação de uma horta sustentável, onde se cultiva hortaliças como pimentão, tomate cereja, couve, cheiro verde, alface, pepino, entre outras.

A iniciativa começou há dois meses e o resultado foi surpreendente. Numa área de piçarra, os servidores da Semagri reviraram a terra e acrescentaram no terreno esterco de frango, caroço de açaí podre e adubagem para deixar o solo melhor e adequado para o plantio.

Na avaliação dos técnicos, a criação de uma horta em área de piçarra é a demonstração de que há possibilidade de ter várias hortas no município, baste ter conhecimento e técnico. A horta também foi uma forma encontrada pela Semagri para orientar os agricultores que procuram a Secretaria.

Toda a produção da horta é vendida para os servidores interessados, usada na preparação de alimentos para os funcionários e o excedente é doado para instituições. Mas o importante é que o plantio serve como laboratório para os trabalhadores rurais.

Por meio da iniciativa da Semagri, os agricultores poderão ter noção de espaçamento certo entre os plantios e a quantidade de adubo. A horta da Semagri é uma forma de incentivar também a produção familiar no município, que tem recebido forte apoio da prefeitura.

FEIRA – Na semana que vem, com apoio logístico da Secretaria de Agricultura, produtores rurais da Associação Parque dos Aracuans (APAC), que fica na comunidade do Cafezal, vão comercializar produtos na Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Universidade Federal do Pará, em Belém.

A feira é um incentivo ao agricultor familiar e também uma forma de estimular a chamada economia criativa. A Semagri apoia a APAC, com a distribuição de adubos e mudas. “ Apoiamos (a associação) desde a produção até o deslocamento (dos produtos)”, informou Thaissa Magno, técnica de projetos da Semagri.