PREFEITURA LANÇA MARÇO LILÁS COM META DE 2.500 EXAMES PREVENTIVOS


PREFEITURA LANÇA MARÇO LILÁS COM META DE 2.500 EXAMES PREVENTIVOS
PREFEITURA LANÇA MARÇO LILÁS COM META DE 2.500 EXAMES PREVENTIVOS

Buscar mulheres que não fazem o preventivo é o objetivo do premiado projeto “Março Lilás – Em Busca de Marias”, promovido pela Prefeitura de Barcarena por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb). A campanha foi lançada oficialmente nesta terça-feira (6) durante a terceira sessão ordinária da Câmara Municipal e objetiva conscientizar mulheres a realizar o exame preventivo a fim de detectar precocemente a doença. A meta é realizar 2.500 preventivos este mês.

A Secretária de Saúde, Eugênia Teles, entregou para a mesa da Câmara uma proposta de projeto de lei para que o Março Lilás permaneça ativo para as futuras gerações como ação integrante do calendário de Barcarena. “Por conta dos prêmios que o município conquistou, a Prefeitura está viabilizando a compra de uma carreta para servir como unidade móvel para atendimento da população através das ações da Saúde. Mostrar o que estamos fazendo é uma prestação de contas com a sociedade e com o legislativo”, disse.

Barcarena tem intensificado o combate ao câncer de colo de útero através da prevenção. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, um total de 31 equipes, contam com sala para a coleta do preventivo e estão aptas para atender as mulheres, possibilitando um tratamento eficaz sem a necessidade de chegar a métodos mais invasivos, como a radioterapia.

As salas de coleta de PCCU das UBSs estão organizadas seguindo o padrão exigido pelo Ministério da Saúde. São salas climatizadas, com maca ginecológica e foco. Os resultados dos exames também chegam em tempo hábil, o que possibilita maior confiança no serviço. As 19 equipes de saúde bucal do município também estão prontas para colocar em prática o projeto “Sorriso das Marias”, no qual a mulher que fizer o seu exame terá garantida a consulta com odontologista.

“Já fizemos a reunião com a equipe para a pactuação de todas as ações que vamos fazer no município. Nossa meta este ano é realizar 2.500 preventivos somente em março, para isso mobilizamos as equipes e as que mais se destacarem serão premiadas no final deste mês. É uma forma de incentivar as equipes para que façam a busca dessas mulheres”, informou Cleise Jane Coelho, coordenadora da Atenção Básica.

Nos anos de 2016 e 2017, Barcarena conquistou o prêmio estadual Pará Mulher – instituído pelo Núcleo de Apoio à Gestão a Saúde da Mulher (NAGAM) – por ter atingido e ultrapassado a meta de realização de preventivo. O projeto “Em Busca de Marias” chegou a mais de sete mil mulheres no ano passado.