PREFEITURA LANÇA MARÇO LILÁS COM META DE 2.500 EXAMES PREVENTIVOS

Buscar mulheres que não fazem o preventivo é o objetivo do premiado projeto “Março Lilás – Em Busca de Marias”, promovido pela Prefeitura de Barcarena por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb). A campanha foi lançada oficialmente nesta terça-feira (6) durante a terceira sessão ordinária da Câmara Municipal e objetiva conscientizar mulheres a realizar o exame preventivo a fim de detectar precocemente a doença. A meta é realizar 2.500 preventivos este mês.

A Secretária de Saúde, Eugênia Teles, entregou para a mesa da Câmara uma proposta de projeto de lei para que o Março Lilás permaneça ativo para as futuras gerações como ação integrante do calendário de Barcarena. “Por conta dos prêmios que o município conquistou, a Prefeitura está viabilizando a compra de uma carreta para servir como unidade móvel para atendimento da população através das ações da Saúde. Mostrar o que estamos fazendo é uma prestação de contas com a sociedade e com o legislativo”, disse.

Barcarena tem intensificado o combate ao câncer de colo de útero através da prevenção. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, um total de 31 equipes, contam com sala para a coleta do preventivo e estão aptas para atender as mulheres, possibilitando um tratamento eficaz sem a necessidade de chegar a métodos mais invasivos, como a radioterapia.

As salas de coleta de PCCU das UBSs estão organizadas seguindo o padrão exigido pelo Ministério da Saúde. São salas climatizadas, com maca ginecológica e foco. Os resultados dos exames também chegam em tempo hábil, o que possibilita maior confiança no serviço. As 19 equipes de saúde bucal do município também estão prontas para colocar em prática o projeto “Sorriso das Marias”, no qual a mulher que fizer o seu exame terá garantida a consulta com odontologista.

“Já fizemos a reunião com a equipe para a pactuação de todas as ações que vamos fazer no município. Nossa meta este ano é realizar 2.500 preventivos somente em março, para isso mobilizamos as equipes e as que mais se destacarem serão premiadas no final deste mês. É uma forma de incentivar as equipes para que façam a busca dessas mulheres”, informou Cleise Jane Coelho, coordenadora da Atenção Básica.

Nos anos de 2016 e 2017, Barcarena conquistou o prêmio estadual Pará Mulher – instituído pelo Núcleo de Apoio à Gestão a Saúde da Mulher (NAGAM) – por ter atingido e ultrapassado a meta de realização de preventivo. O projeto “Em Busca de Marias” chegou a mais de sete mil mulheres no ano passado.