AÇÕES DA SAÚDE CHEGAM À COMUNIDADE VILA NOVA

Até o próximo sábado, dia 10, moradores da comunidade Vila Nova vão receber ação de saúde com atendimentos médicos oferecidos pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e Hydro. Os atendimentos, que tiveram início nesta quinta-feira (8) e são realizados de 8 às 12h no centro comunitário, possibilitam acesso à clínica médica e pediatria, e objetiva assistir às famílias que foram prejudicadas pela contaminação da água atestada em laudo laboratorial.

O clínico Edvaldo Alves, médico de Saúde da Família da Semusb, avaliou que a maioria dos pacientes reclama dos mesmos sintomas: “Dor de estômago e alterações na pele são as maiores reclamações, o que pode ter várias causas, como a própria água utilizada”, ressaltou. As consultas estão sendo feitas na unidade móvel da Sespa com dois clínicos e uma pediatra. Uma farmácia abastecida também está disponível no local para os pacientes da comunidade, que já saem da consulta com os medicamentos solicitados pelos médicos.

O representante do Conselho Fiscal do Centro Comunitário de Vila Nova, José Barreto de Souza, falou da importância da parceria entre município, estado e empresa: “Essa parceria com a comunidade é de fundamental importância para nós. O relacionamento conosco tem sido bastante amistoso. Aqui tem muito poço artesiano e as pessoas estão reclamando de coceiras, mas também estamos num período chuvoso, que é um fenômeno da natureza. Eu espero e tenho certeza de que tudo vai ser resolvido”, ressaltou.

A aposentada Dulcina do Nascimento Maciel, 81 anos, é moradora de Vila Nova há 20 anos e afirma não ter passado antes por problemas de saúde como o que vem passando agora: “Sinto muita coceira pelo corpo, na cabeça e no rosto, com muita vermelhidão. Acho que é da água porque antes não tinha esse problema. Lá em casa usamos água de poço”, disse. Aferição de pressão arterial e vacinação também estão sendo ofertados para a comunidade.