PREFEITURA PROMOVE EVENTO PARA ALERTAR SOBRE MACHISMO E RACISMO

O combate a opressões esteve na pauta desta sexta-feira (9), durante o workshop Racismo e Sexismo na Mídia, conduzido pela jornalista paraense, Flávia Ribeiro, no Salão da Guarda, em Barcarena Sede para profissionais da comunicação, professores, educadores sociais e demais formadores de opinião.

A jornalista trouxe para a mesa de debates a formação de pensamentos racistas e machistas embutidos na mente humana pelos veículos de comunicação e, também, por herança cultural. “Acabamos vendo como natural a mulher servindo a mesa, por exemplo”, comentou Flávia. “É necessário questionar e descontruir esses pensamentos”, acrescentou.

Na mesa de abertura, o Jornalista Gilson Faria, Coordenador da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Barcarena, Maria de Jesus Costa Farah, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a vereadora Lúcia Nascimento, vice-presidente da Câmara Municipal e Tânia de Oliveira, Coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, comentaram suas atuações relacionadas aos direitos da mulher à frente de cada órgão. “É muito importante sabermos que as mulheres não estão sozinhas, mas que existe uma rede de proteção. Isso demonstra uma gestão comprometida com a causa”, afirmou Gilson.

Quem participou da troca de conhecimentos aprovou. “Discutir o empoderamento feminino, em especial o da mulher negra é de suma importância para a construção de uma política pública de combate ao machismo, à intolerância e ao racismo. Além disso, esse momento capacita os educadores para trabalhar de forma ímpar com nossos usuários, possibilitando a ampliação do público atingido por essa conscientização”, afirmou Ândrea Parente, Pedagoga e Técnica de Referência no Cras São Francisco.

A programação em homenagem ao mês das mulheres não terminou. As comunidades CDI, Cabresto, Caeté Cruzeiro, participantes dos Projetos Barca Flor e Empodera Mulher Negra Barcarena e servidoras da Semas vão receber em suas localidades Rodas de Conversa sobre o tema.
Confira a programação:

12/03, às 9h na comunidade do CDI
13/03, às 9h, na comunidade Cabresto
15/03, às 8h, atividade do Projeto “Em Busca de Marias” na Coordenadoria da
16/03, 9h na comunidade Cabresto
28/03, às 8h, ação do Grupo de Trabalho (GT) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 na comunidade Caeté Cruzeiro.