PREFEITURA GARANTE APOIO PARA CONSTRUIR POLO DA UFPA EM BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, bateu o martelo e garantiu apoio para a criação de um Polo da UFPA no município. O entendimento para a formalização da parceria entre prefeitura e universidade foi fechado na manhã desta terça-feira (10), durante encontro do prefeito Vilaça com o Vice-reitor da instituição de ensino superior, Gilmar Pereira da Silva e uma equipe de professores da universidade, no prédio da subprefeitura.

Este foi o segundo encontro entre prefeitura de Barcarena e universidade para tratar do assunto e o terceiro já foi definido como o último, quando será assinado o convênio entre as duas instituições. A prefeitura assumiu o compromisso de construir o prédio do Polo da UFPA em Barcarena-Sede, com toda a infraestrutura e a UFPA de realizar o vestibular já em 2018 e iniciar as atividades em março do ano que vem.

“Esse é mais um sonho que vamos realizar para investir na educação de nossos jovens. Em 2018 já vai ter vestibular aqui em Barcarena. Esse é nosso desejo e é o que vamos fazer, já estava em tempo de ter um Polo da UFPA aqui em Barcarena”, destacou Vilaça.

Em princípio, a UFPA vai ofertar dois cursos de graduação. Esses cursos ainda vão ser definidos, um deles pode ser engenharia industrial. “A nossa ideia não é ofertar um curso no ano e depois não ter como efetivá-lo no ano seguinte. Temos que planejar para que a UFPA tenha cursos continuadamente na região. O diálogo com a prefeitura está bem adiantado quando a isso”, explicou o Vice-reitor.

O vice-prefeito de Barcarena Paulo Alcântara, que participou da reunião de hoje, definiu a decisão da prefeitura em apoiar o Polo da UFPA, no município, como mais um avanço na educação. “É preciso ter vontade política e o nosso governo tem. Nós já temos uma educação básica de qualidade e vamos agora avançar para o ensino superior”, disse Paulo Alcântara.

A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, também participou do encontro e destacou a preocupação do governo Vilaça em avançar na educação superior. “Vejo essa parceria como boa perspectiva de futuro para a educação de Barcarena”.