BARCARENA TERÁ MAIS FLORES DE IPÊS


BARCARENA TERÁ MAIS FLORES DE IPÊS
BARCARENA TERÁ MAIS FLORES DE IPÊS

A prefeitura de Barcarena está plantando ipês nas ruas para que, num futuro bem próximo, o colorido das flores deixe a cidade ainda mais bonita. O plantio começou no ano passado e prossegue até hoje. Na manhã desta quinta-feira (12), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) plantaram dezenas de mudas na Vila dos Cabanos e pediram apoio dos moradores para preserva-las.

De setembro para cá, mais de cem ipês roxos e amarelos foram plantados nas ruas da Vila dos Cabanos. Infelizmente, o vandalismo impediu o crescimento de muitas árvores, mas as espécies que foram cultivadas, inclusive pelos próprios moradores, devem dar flores abundantes quando chegarem ao tempo certo de produção. Em Barcarena, os vegetais foram plantados nas ruas Antônio Vinagre e Jeronimo Pimentel.

Mas o projeto da Semade é encher o município de ipês, uma espécie encantadora que está presente em várias cidades do Brasil. Quando cresce e dá flores, a árvore embeleza a paisagem. “Nosso objetivo é o embelezamento e a conscientização ambiental”, disse a servidora pública Maria de Fátima Costa Rêgo, coordenadora de Educação Ambiental da Semade. Ela apela para o cuidado e zelo com as mudas.

Na ação desta semana, a expectativa é plantar mais de 70 mudas na Vila dos Cabanos. As espécies foram todas doadas por empresas privadas e a responsabilidade pelo cuidado com o crescimento das árvores deve ser de todos. “Algumas pessoas vestiram a camisa”, afirmou Maria de Fátima, ao falar do engajamento de moradores no zelo com os ipês. A árvore chegar a medir 8 metros de altura.

ESPETÁCULO – A floração do ipê ocorre no período mais seco do ano na região Norte. Em cidades como Parauapebas, a floração já virou ponto de atração para moradores e visitantes. “É um verdadeiro espetáculo”, definiu a coordenadora da Semade, Maria de Fátima Rêgo, ao explicar que, no tempo certo, as folhas da árvore caem e ficam as flores, com as cores que variam de acordo com a espécie.