MULHERES REVIGORADAS POR MEIO DO ARTESANATO

A Secretaria de Cultura de Barcarena certificou nesta sexta-feira (13) um grupo de mulheres que participou dos cursos de artesanato, por meio de oficinas de cartonagem, pintura em tecidos, trabalhos em fita, corte e costura e tapeçaria em crochê. Além de receber os certificados, as alunas apresentaram o resultado das aulas práticas, com a exposição das peças produzidas na sala de aula.

Durante um mês, as aprendizes se dedicaram aos trabalhos e, ao final, comemoraram a realização do curso. “Eu achei muito bom, pra quem não sabia nada... Sou muito grata pela paciência da professora. Para mim foi difícil porque eu vinha a pé para o curso. Tô gostando de Barcarena. Meu esposo é daqui; e a gente tem que ficar onde tem trabalho pra gente”, disse a maranhense Malba Moraes, 46 anos, que fez tapeçaria.

“A gente sujava o tecido porque não sabia, né? Mas hoje a gente dá conta. Foi um curso muito abençoado. Eu achei muito bom. É um meio de a gente ter uma renda para nossa casa. Todo mundo compra pano de limpar prato. Agora a gente que que continuar. Esse próximo (curso) eu já vou para o corte e costura”, contou a dona de casa Cleide Teles, 55 anos, que fez o curso de pintura em tecidos.

“Agradeço por essa oportunidade. Aprendi muita coisa. Já começa a ser uma renda extra para mim. Todos os dias a gente tá aprendendo cada coisa mais bonita. Todos nós somos capazes. O que a gente aprende de bom a gente tem que dividir com as pessoas”, afirmou a servidora pública Estela Moraes, de 51 anos, que falou de maneira emocionada durante a entrega dos certificados para as alunas.

“Eu sabia que tinha muita coisa pra gente aprender juntas. Foi muito gratificante para mim. Agradeço a oportunidade de dividir o pouco que a gente sabe”, disse a instrutora de uma das oficinas, Graça Almeida. “Tive ótimas alunas. É muito bom aprender. Quero agradecer a todas que, com muita luta, chegaram ao final”, comentou Suelita Costa, coordenadora do curso de artesanato.

PREFEITO – A secretária de Cultura de Barcarena, Laura Marques, agradeceu ao prefeito Antônio Carlos Vilaça, pelo apoio e incentivo dado para a realização dos projetos da Secult. “Cultura é vida e nunca é tarde para começar a aprender algo. Não tem que ter medo. Seja insistente. Fico feliz de fazer parte desse momento tão especial”, finalizou a secretária.