FAMÍLIAS SE REÚNEM NO CRAS PARA SERVIÇOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA E CULTURA


FAMÍLIAS SE REÚNEM NO CRAS PARA SERVIÇOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA E CULTURA
FAMÍLIAS SE REÚNEM NO CRAS PARA SERVIÇOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA E CULTURA

Em média 400 pessoas participaram da culminância da Semana da Família, na manhã desta sexta-feira (13), no Cras São Francisco. Com apresentações culturais, cadastros e recadastramentos em programas sociais, emissão de RG, atendimento médico, corte de cabelo, design de sobrancelha, produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pintura e arte para crianças, a prefeitura oportunizou aos moradores do São Francisco e comunidades vizinhas reflexões e experiências sobre a função protetiva da família.

Quem procurou os serviços não saiu cansado e nem estressado, pois o que não faltou foi música. O espaço reuniu projetos como o grupo Batuqueiros Reciclando Sonhos, formado por jovens e adolescentes do Cras Arapari, que com instrumentos produzidos com materiais recicláveis, deu um show de música com letras que ensinam sobre justiça, direito, deveres e oportunidades. O projeto de Rip Rop com idosos também arrancou sorrisos e aplausos. Eles vencem as suas limitações de forma saudável e descontraída e são orientados pelo Educador Social, Francinei Savare. O grupo Afro Raízes, de Itupanema também marcou presença.

O casal Maria Sousa de 72 anos e Manoel Sousa de 63, saiu com uma bateria de exames para monitorar a saúde. Mas teve também quem não precisou: “Em março atualizei meus exames durante a campanha Março Lilás”, contou a dona de casa Maria Ribeiro de 49 anos, que foi até o Cras tentar recadastramento no Bolsa Família.

CENTROS DE REFERÊNCIA – Os Cras possuem base em quatro localidades: São Francisco, Arapari, Conde e Barcarena e são responsáveis por prevenir situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades, acesso a direitos e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A porta de entrada para o serviço é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que continuamente trabalha a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e gozo de direitos, com melhoria da qualidade de vida.

O Cras São Francisco segue atendimento normal nas próximas semanas e vai abordar como tema principal a importância da família como matricialidade da política de assistência social durante todo o mês de abril.