BARCARENA TERÁ UMA BIBLIOTECA NOVA E DINÂMICA

A obra de construção da nova biblioteca pública de Barcarena “Firmo Cardoso”, na travessa da Matriz, segue em ritmo acelerado e já está na fase de acabamento. Enquanto isso, servidores da Secretaria Municipal de Cultura fazem a higienização e seleção do acervo que vai para o novo prédio.

Logo, logo, o município terá um espaço físico adequado para estudo e pesquisa. O antigo prédio foi ampliado e nova biblioteca terá espaçoso salão para a exposição dos livros, estacionamento de bicicletas, área de lazer, varanda, novas áreas de leitura e ponto de internet.

Cerca de sete mil títulos formam o acervo da Firmo Cardoso, mas nem todos exemplares vão para as prateleiras da nova casa. Alguns livros estão deteriorados e sem condições de uso. O trabalho de seleção e catalogação que está sendo feito vai separar os bons e dará o destino adequado aos outros.

“CONECTA BIBLIOTECA” -  A biblioteca pública de Barcarena foi selecionada para fazer parte do programa “Conecta Biblioteca”, por meio de inscrição feita pela Secretaria de Cultura do município. O programa vai garantir uma série de benefícios como cursos de capacitação para servidores.

Mas o Conecta também vai garantir benefícios aos usuários da biblioteca. “A gente vai envolver a comunidade o máximo que a gente puder”, disse a bibliotecária Kuézia Apollaro, que em maio viajará para o Rio de Janeiro, onde receberá treinamento sobre o programa.

Para atender a uma demanda do Conecta, a prefeitura está realizando uma pesquisa online com usuários da Firmo Cardoso. O questionário pode ser respondido pelo link abre.ai/consulta_conecta. “Teve biblioteca que já foi até premiada”, disse Kuézia, cheia de otimismo.