CAMINHADA PEDE ATENÇÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO

Uma caminhada pelas ruas da Vila dos Cabanos iniciou, na manhã desta quarta-feira (2), o movimento Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização pela vida no trânsito. A ação local, promovida pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Executiva Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa (Semsp) e Demutran, objetivou chamar a atenção da sociedade acerca dos elevados índices de morte no trânsito.

Segundo o coordenador de Educação de Trânsito do Demutran, Valdecir Ferreira Seabra, a conscientização se faz necessária devido ao número alarmante de acidentes registrados no ano passado em Barcarena: “No ano de 2017 tivemos 1.143 acidentes com 18 vítimas fatais nas vias. Hoje, com a abertura desse movimento, pretendemos atingir o maior número de pessoas para a conscientização pela vida no trânsito. Barcarena aderiu ao movimento nacional para alertar a sociedade a prestar mais atenção nas vias”.

De acordo com Valdecir, não apenas o condutor – que precisa usar o cinto de segurança –, mas também o pedestre deve lembrar de atravessar na faixa e não circular nas vias, os ciclistas devem prestar atenção nas conversões, e motociclistas precisam usar os equipamentos obrigatórios, como capacete, além de não transportarem crianças menores de 7 anos.

Participaram da caminhada as Secretarias de Cultura (Secult), Esporte (Semjel), Segurança (Semsp) e Educação (Semed), além de diretores de escolas e membros do grupo de socorristas voluntários. Durante este mês serão realizadas palestras educativas nas escolas, campanhas de orientação nas vias, em centros comunitários e igrejas.