CAMINHADA PEDE ATENÇÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO


CAMINHADA PEDE ATENÇÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO
CAMINHADA PEDE ATENÇÃO PELA VIDA NO TRÂNSITO

Uma caminhada pelas ruas da Vila dos Cabanos iniciou, na manhã desta quarta-feira (2), o movimento Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização pela vida no trânsito. A ação local, promovida pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Executiva Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa (Semsp) e Demutran, objetivou chamar a atenção da sociedade acerca dos elevados índices de morte no trânsito.

Segundo o coordenador de Educação de Trânsito do Demutran, Valdecir Ferreira Seabra, a conscientização se faz necessária devido ao número alarmante de acidentes registrados no ano passado em Barcarena: “No ano de 2017 tivemos 1.143 acidentes com 18 vítimas fatais nas vias. Hoje, com a abertura desse movimento, pretendemos atingir o maior número de pessoas para a conscientização pela vida no trânsito. Barcarena aderiu ao movimento nacional para alertar a sociedade a prestar mais atenção nas vias”.

De acordo com Valdecir, não apenas o condutor – que precisa usar o cinto de segurança –, mas também o pedestre deve lembrar de atravessar na faixa e não circular nas vias, os ciclistas devem prestar atenção nas conversões, e motociclistas precisam usar os equipamentos obrigatórios, como capacete, além de não transportarem crianças menores de 7 anos.

Participaram da caminhada as Secretarias de Cultura (Secult), Esporte (Semjel), Segurança (Semsp) e Educação (Semed), além de diretores de escolas e membros do grupo de socorristas voluntários. Durante este mês serão realizadas palestras educativas nas escolas, campanhas de orientação nas vias, em centros comunitários e igrejas.