PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje (15), dia do Assistente Social, mais de trinta profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, na sua maioria Assistentes Sociais, mas também Psicólogos e Gestores, estiveram na sessão da Câmara Municipal de Barcarena, anunciando a extensa programação da prefeitura de Barcarena em relação a Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

“É preciso formar uma consciência nacional para romper esse ciclo da violência e proteger meninos e meninas. Senhores, precisamos quebrar o silêncio! ”, exclamou a Coordenadora da Proteção Social Especial - PSE, Cláudia Fonseca, durante seu pronunciamento. Cláudia destacou ainda a importância dos profissionais do serviço social como linha de frente pela garantia dos direitos. Durante a fala na Câmara Legislativa, a representante da secretaria aproveitou também para apresentar aos vereadores, o vídeo clipe do projeto “Batuqueiros”, cantando a música “Faça Bonito”, composta pelos próprios usuários da rede socioassistencial e que é tema da campanha.

A apresentação foi seguida por comentários dos vereadores relacionados à política de Assistência Social em Barcarena. “Eu sei que o transporte vai até 3km para buscar uma criança apenas, tamanha a importância de inserir cada uma na rede e protegê-las. O serviço funciona como uma engrenagem, com uma equipe multidisciplinar que envolve muitos profissionais. Estão todos de parabéns”, elogiou Luiz Tavares. “Vejo o progresso na comunidade, através do trabalho volante de vocês e um trabalho brilhante desce merece crescer”, comentou Wilson da CDAB . “A Semas está fazendo bonito em prol das crianças e adolescentes, que todos façamos também”, comentou Frankin Tavernard, fazendo referência ao slogan da campanha.

SEMINÁRIO – A programação da campanha terá seu ponto alto, no próximo dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso, com o Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, de 8h às 16h, na Assembléia de Deus de Vila dos Cabanos. “Essa atividade demonstra o compromisso que temos em corresponder as necessidades da Rede de Proteção, com planejamento e execução do nosso plano municipal”, comentou a Coordenadora da PSE.

O dia 18 de maio faz referência ao crime ocorrido no ano de 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.