BIBLIOTECA DE BARCARENA INSERIDA EM PROGRAMA NACIONAL


BIBLIOTECA DE BARCARENA INSERIDA EM PROGRAMA NACIONAL
BIBLIOTECA DE BARCARENA INSERIDA EM PROGRAMA NACIONAL

Barcarena foi um dos 108 municípios selecionadas em todo o Brasil para participar do Programa Conecta Biblioteca, da ONG Recode e Caravan Studios, que visa o estímulo à transformação social através do aumento do número de usuários e do fortalecimento das habilidades dos profissionais de bibliotecas. O programa deverá ser executado no prazo de um ano na Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso a partir de uma série de atividades que vão contar com a colaboração da população barcarenense.

Para promover o Conecta Biblioteca em Barcarena, a bibliotecária Kuézia Apolaro participou de capacitação para desenvolver projetos junto à comunidade, como a implantação de um comitê de jovens, os quais deverão atuar voluntariamente, e que terão, porém, direito aos benefícios que vierem a ser disponibilizados pelos parceiros da Biblioteca, como faculdades e empresas. A ONG Recode também vai proporcionar um Certificado aos jovens voluntários.

De acordo com a bibliotecária, uma das atividades realizadas pelos voluntários será uma pesquisa com a comunidade para saber o que gostariam que tivesse na nova Biblioteca Municipal, além dos serviços de empréstimo e consulta de livros. Algumas das opções são palestras, cursos livres e oficinas. “Queremos saber qual é a demanda da população. A partir dessa pesquisa vamos ver qual o tema mais recorrente e poderemos desenvolver ações a partir disso”, ressaltou Kuézia.

Para opinar sobre quais atividades gostaria de ver e participar na nova Biblioteca Municipal, qualquer pessoa poderá preencher um questionário online através do site www.abre.ai/consulta_conecta. Após um ano será promovido um relatório com todas as atividades desenvolvidas pelo município e seus parceiros culturais em prol da Biblioteca, que poderá ser premiada com novos equipamentos.

A Biblioteca de Barcarena vai dispor de laboratório de informática, salão de leitura, consulta a internet, além de área externa para eventos e atividades culturais. A Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso tem previsão de inauguração para junho, mês do 53º aniversário de fundação, mas já está funcionando de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.