DEPOIS DO LARANJAL, FEIRA ITINERANTE VAI AO CONDE


DEPOIS DO LARANJAL, FEIRA ITINERANTE VAI AO CONDE
DEPOIS DO LARANJAL, FEIRA ITINERANTE VAI AO CONDE

Pelo menos dez comunidades de agricultores ofereceram produtos na Feira Itinerante promovida pela Secretaria de Agricultura de Barcarena, nesta sexta-feira (8), no bairro do Laranjal. Foi a terceira comercialização do ano. A próxima será em julho na Vila do Conde. “O resultado tem sido satisfatório”, afirmou o secretário da Semagri, Paulo Ronildo. “Eles (os produtores) conseguem comercializar toda a produção”.

Luís Alberto Barbosa é agricultor na comunidade do Cafezal e já participou das outras feiras anteriores. Ele confirmou que vende todas as frutas e verduras levadas ao evento por meio da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento de Barcarena (Cedab). Na barraca dele o fluxo de consumidores foi constante nesta manhã. E o preço? “Está razoável”, disse a dona de casa Socorro Freitas, que comprou abacaxi.

O secretário Paulo Ronildo disse que a feira, além de promover a venda de produtos agrícolas, é um ponto para negócios, porque alguns produtores chegam a ser contratados como fornecedores de diferentes empreendimentos, como os hotéis. Não são apenas frutas e verduras expostas no balcão de negócios, a Feira Itinerante também oferece peixe, farinha e produtos medicinais.

O espaço de venda é também espaço para o consumo de guloseimas, como os bolos e sucos oferecidos aos clientes. Integrantes do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade apostam no artesanato, e as representantes do projeto BarcaFlor, da Coordenadoria de Política de Mulheres, oferecem flores. Há produtos que vêm da região das ilhas e outros na zona rural. Dia 20 de julho, a feira vai ao Conde.