PREFEITO VILAÇA INAUGURA NESTA QUINTA PRIMEIRA UBS NA REGIÃO DAS ILHAS

A comunidade ribeirinha do Arapiranga recebe nesta quinta-feira (14) a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) da região das ilhas, a 13ª entregue no governo Antônio Carlos Vilaça. A UBS vai oferecer à população ribeirinha atendimento em ambiente acolhedor e com equipe treinada, seguindo os modernos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretária de Saúde Eugênia Teles, no novo espaço a população vai contar com uma equipe de saúde da família com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, além de vacinação, programas de prevenção de doenças, pré-natal, preventivo, realização de ações educativas em saúde, visitas domiciliares, além de atendimento a hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e saúde mental. “Com essa UBS, a prefeitura de Barcarena e a Semusb vão chegar mais próximos da população da ilha do Arapiranga e entorno”, ressaltou.

A secretária Eugênia Teles foi ontem(11) na ilha Arapiranga, para convidar a comunidade para a inauguração. A primeira Unidade Básica de Saúde ribeirinha inaugurada na gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça é entregue com recursos próprios e do Ministério da Saúde, além de emenda parlamentar do Deputado Federal Lúcio Vale. A obra custou R$502.700,00, sendo R$407.600,00 provenientes do Ministério da Saúde, com complemento de R$95.100,00 da Prefeitura de Barcarena, que construiu, também, um trapiche de concreto. “Foi construído um trapiche específico para dar acesso aos profissionais e usuários da UBS. A prefeitura também comprou um gerador e está alugando uma embarcação para conduzir médico e enfermeiros. A mesma embarcação será usada para visita domiciliar”, acrescenta Eugênia Teles.

Para a coordenadora da Atenção Básica da Semusb, Cleise Gomes, já é grande a expectativa da comunidade para a inauguração. “A UBS Arapiranga vai ser a solução para os problemas de deslocamento e distância daquela comunidade. A expectativa é grande porque agora terão atendimento próximo a eles”.

Além da nova UBS Arapiranga, o município conta, ainda com postos de saúde no Furo do Nazário, na comunidade Guajarino e no Utinga-Açu. A próxima UBS a ser entregue à população pela prefeitura de Barcarena será na comunidade Jacarequara, na ilha Trambioca. A UBS Arapiranga vai funcionar no horário de 7 às 13 horas.