PREFEITO DESTACA AÇÕES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O prefeito Antônio Carlos Vilaça destacou, nesta quinta-feira (28), as ações do governo voltadas para o público infanto-juvenil, durante o Fórum do Selo Unicef realizado em Barcarena. Os investimentos em saúde e educação foram os pontos apresentados pelo gestor. “Nunca medir esforços para investir nos jovens”, declarou o prefeito.

O fórum reuniu dezenas de agentes sociais e representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente no município. A finalidade do encontro é elaborar um plano de ação pelo direito da criança e do adolescente, que vai garantir a Barcarena a chance de conquistar o Selo Unicef por práticas positivas realizadas na cidade.

Segundo os organizadores, o município está perto de receber o reconhecimento do órgão das Nações Unidas, porque, de acordo com o governo, já tem alcançado os indicadores exigidos pelo Unicef. “Muito do que o selo exige, nós já estamos cumprindo”, informou a articuladora municipal do Selo Unicef, Patrícia Menezes.

Um grupo de adolescentes entre 12 e 17 anos, pertencentes ao chamado Núcleo da Cidadania, participou ativamente do encontro. Eles próprios vão debater, junto com os adultos, propostas de políticas públicas para a juventude. “Tenho certeza que as propostas que vão sair daqui, vamos conseguir executar”, disse Francinea Dias, presidente do CDMCA.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) organizou 11 grupos de trabalho em que os participantes do fórum, incluindo os adolescentes, vão debater temas relevantes e propor ações para melhorar os indicadores. Evasão escolar, gravidez na adolescência, óbito materno, violência e protagonismo juvenil estão entre os tema