PREFEITURA INCENTIVA PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

A prefeitura de Barcarena vai garantir mais apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que recebeu emenda federal do deputado Lúcio Vale (PR) e apoio do deputado estadual Renato Ogawa (PR), para continuar beneficiando dezenas de pequenos agricultores do município. O anúncio feito nesta sexta-feira (29) durante encontro com agricultores familiares, servidores municipais e autoridades locais e estaduais.

Por meio do PAA, os agricultores vendem a produção para a prefeitura, que doa os alimentos para instituições sociais ou obras de caridade. O dinheiro para pagar os produtos cai direto na conta dos fornecedores. A prefeitura aderiu ao programa em 2013, com pouco menos de 20 produtores, mas hoje o PAA já beneficia quase 60. “Foi importante pra nós porque está gerando renda”, disse a agricultora Socorro Brito.

O resultado positivo do PAA na vida dos agricultores pode ser visto nas barraquinhas montadas para a exposição dos produtos durante a reunião desta sexta-feira. Cada um levou um pouco da colheita de hortifrúti e outros derivados da agricultura familiar. “Meu marido não acreditava”, disse Socorro. “Ele ficou emocionado quando viu o dinheiro”, relatou a agricultora, sobre sua participação no programa.

APOIO – Embora seja um recurso do governo federal, o papel da prefeitura é importante para que o Programa de Aquisição de Alimentos tenha êxito. No Pará, segundo contou a secretária de Assistência Social, Juliena Nobre, poucas prefeituras conseguir captar os recursos e administrar o PAA. “Não me perguntem por que”, disse ela, que destacou a vontade política do prefeito Vilaça em avançar no programa.

Os produtores comemoraram a gestão do PAA no município. “A gente já consegue ver uma nova cara da agricultura através do programa”, disse o produtor Raimundo Marques, da comunidade do Cafezal. “Com a gestão do Vilaça melhorou porque ele olha para a agricultura”, avaliou o agricultor Leonardo Furtado do Carmo, da comunidade do Arrozal, onde planta até cana de açúcar.

AGRADECIMENTOS - O prefeito Antônio Carlos Vilaça disse que o sucesso para realizar obras e serviços é saber aplicar corretamente os recursos que chegam para a prefeitura. Ele aproveitou para agradecer o trabalho dos servidores municipais e a parceira política dos deputados Renato Ogawa (estadual) e Lúcio Vale (federal). “Nosso projeto é consertar, melhorar e fazer Barcarena crescer”, disse Vilaça.